Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde
Congresso em Foco
4/5/2025 15:00
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4.066/2024, que torna obrigatória a realização bienal de exames de densitometria óssea para todos os idosos. A proposta também incentiva a realização anual do exame para grupos de risco. O exame será disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A densitometria óssea avalia a densidade e a mineralização óssea, identificando a deficiência de cálcio e determinando o risco de fraturas. No Brasil, considera-se idosa a pessoa a partir de 60 anos.
O relator, deputado Pastor Gil (PL-MA), emitiu parecer favorável ao projeto, de autoria da deputada Fernanda Pessoa (União-CE).
"Essa medida alinha-se com as exigências de nosso tempo e responde a três fundamentos centrais: a profunda transformação demográfica em curso no país, o compromisso internacional com a Década do Envelhecimento Saudável (2020-2030) e os direitos consagrados no Estatuto da Pessoa Idosa", afirmou o deputado.
Ele acrescentou que "a previsão de que o exame de densitometria seja ofertado gratuitamente pelo SUS a cada dois anos - e anualmente para grupos de risco - reforça o princípio da atenção integral à saúde, garantindo não apenas tratamento, mas prevenção e diagnóstico precoce".
O projeto, de caráter conclusivo, seguirá para análise das comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, necessita da aprovação da Câmara e do Senado Federal.
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Comissão aprova demissão indenizada por sofrimento psicológico
Igualdade de Gênero
Desfiliação por violência política de gênero avança na Câmara
Educação Política
UnB abre inscrições para Projeto Politeia na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados
Comissão aprova demissão indenizada por sofrimento psicológico
Participação popular
Cartas à Constituinte de 1987 pediram fim de motéis e menos feriados