Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIREITOS SOCIAIS
Congresso em Foco
3/6/2025 | Atualizado às 18:56
O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (3) a lei que amplia o percentual de cotas em concursos públicos e seleções temporárias da administração federal. A nova norma eleva de 20% para 30% a reserva de vagas e passa a incluir povos indígenas e comunidades quilombolas entre os beneficiários. A nova norma é oriunda do projeto de lei 1958/2021, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
A medida será aplicada em toda a administração pública direta e indireta da União, incluindo autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
Durante a cerimônia, o presidente ressaltou que a presença de minorias raciais no funcionalismo ainda é pequena. "Ainda temos poucas mulheres, poucos negros, quase que nenhum indígena. Isso é resultado de uma briga que precisamos fazer todo santo dia. Não tem trégua. A luta da humanidade é infinita, ela nunca termina", declarou Lula.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, avaliou a sanção como um reconhecimento formal de uma distorção histórica. "Hoje aqui, com certeza, é mais um dia histórico, um dia em que o Estado brasileiro reconhece de forma concreta os direitos dos povos indígenas, quilombolas e da população negra de ocuparem espaços que historicamente lhes foram negados".
Temas
LEIA MAIS
Benefícios INSS
Lula sanciona Programa de Gerenciamento de Benefícios do INSS
MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO
Nova emenda dos precatórios: entenda o que muda nos pagamentos
MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO
Nova emenda dos precatórios: entenda o que muda nos pagamentos
Tentativa de golpe
Ao vivo: com Bolsonaro já condenado, Zanin apresenta o último voto