Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Disque 100
Congresso em Foco
28/8/2025 17:26
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que visa consolidar o Disque 100 como lei. Atualmente, o serviço opera sob regulamentação por decreto, acolhendo denúncias de transgressões aos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o texto, o "Disque Direitos Humanos - Disque 100" será o canal para o recebimento de denúncias de violações de direitos contra pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, assegurando a confidencialidade dos dados fornecidos.
Sob a orientação da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a comissão aprovou a proposição substitutiva ao projeto de lei 976/24, elaborada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD). O substitutivo, apresentado pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), amplia o âmbito da proposta original, de autoria do deputado Marx Beltrão (PP-AL), que se restringia a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A relatora introduziu duas emendas com o objetivo de suprimir do texto obrigações que acarretariam despesas contínuas (como a operação e divulgação nacional do serviço), alinhando-o à legislação fiscal. A definição desses aspectos será realizada em momento posterior, por meio de regulamentação.
O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para que se converta em lei, a proposta necessita de aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.
Tags
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil
TRANSPORTE PÚBLICO
Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"
DIA DO PROFESSOR
Parceria entre iFood e MEC concede benefícios para professores