Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Especialistas destacam importância do julgamento de Bolsonaro no STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Democracia

Especialistas destacam importância do julgamento de Bolsonaro no STF

Juristas e acadêmico ouvidos ressaltam a dimensão histórica e o impacto institucional do caso.

Congresso em Foco

2/9/2025 6:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), em que ele responde por cinco crimes, tem sido apontado por juristas e acadêmico como um marco para o sistema de Justiça brasileiro. Especialistas ouvidos ressaltam a dimensão histórica e o impacto institucional do caso, considerado um dos mais relevantes desde a redemocratização.

Um teste para o Estado de Direito

O advogado criminalista Bruno Salles Ribeiro avalia que o julgamento representa um teste fundamental para o Estado de Direito no Brasil. Segundo ele, ataques às instituições muitas vezes se apresentam sob a roupagem democrática, mas têm como alvo central o funcionamento do Judiciário.

"Esse julgamento é um grande teste para o Estado de Direito, para o nosso Poder Judiciário e a nossa Suprema Corte, para mostrar que as nossas instituições não vão se vergar por pressões. Ainda que sejam pressões populares relevantes, o Estado Democrático de Direito, a Constituição, o nosso Código Penal e a nossa legislação vão prevalecer em relação a pressões golpistas e até antidemocráticas", afirmou.

Para ele, trata-se talvez do julgamento mais importante da história recente da democracia brasileira, "mostrando que, pela primeira vez, o Estado de Direito pode conseguir vencer arroubos golpistas e autoritários".

Um marco histórico para o Direito e a política

O professor de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vinicius Santos, ressaltou que o julgamento tem dimensão inédita tanto no campo jurídico quanto político.

"Antes de qualquer coisa, é preciso notar que o julgamento de Bolsonaro, independentemente de seu desfecho, representa um marco histórico para nosso Direito e a nossa política: não apenas porque se trata de um ex-presidente da República no banco dos réus, mas porque, de maneira inédita, um ataque flagrante à democracia brasileira passará finalmente pelo crivo da Justiça."

Ele destacou ainda o contraste com a anistia concedida a militares e torturadores da ditadura (1964-1985), que, segundo ele, abriu espaço para governos de perfil autoritário. Para o professor, o julgamento sinaliza a solidez das instituições democráticas, já demonstrada no fracasso da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, e pode marcar a superação definitiva das ameaças autoritárias no país.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é visto em frente à sua casa em Brasília.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é visto em frente à sua casa em Brasília.Gabriela Biló/Folhapress

A complexidade do julgamento

Para o advogado criminalista e professor Aury Lopes Jr., o processo em curso é inédito não apenas por envolver um ex-presidente da República, mas pelo teor das acusações.

"Esse é um julgamento histórico que envolve, pela primeira vez, um ex-presidente acusado de tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito — valores fundamentais para o Brasil, que viveu uma sensação de grave risco democrático, ainda que o golpe não tenha se consumado. Trata-se de um processo complexo, que será objeto de intensos debates sobre provas e que marcará pela sua complexidade, pelas pessoas envolvidas e pela gravidade dos crimes em apuração."

Julgamento deve se pautar pelas provas

O advogado criminalista Flávio Filizzola D'Urso destacou que a análise do STF precisa se basear apenas nos elementos jurídicos do processo.

"O julgamento do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pelo Supremo Tribunal Federal, independente de qualquer aspecto político, deve se pautar, exclusivamente, pelos elementos de prova que podem constituir eventual materialidade e autoria, objetivando um julgamento justo, para, desta forma, evitar fissuras ao Direito e à democracia brasileira."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

juristas Estado de Direito democracia Judiciário Atos antidemocráticos STF Jair Bolsonaro

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

Saiba o que acontece se algum advogado faltar a julgamento do Núcleo 1

STF

Julgamento de Bolsonaro deve ser feito "com serenidade", diz Barroso

JUDICIÁRIO

Medida que amplia proibição de torcedores em estádios entra em vigor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES