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EDUCAÇÃO

Câmara aprova projeto que cria o Sistema Nacional de Educação

Projeto relatado por Rafael Brito institui sistema integrado de educação entre entes federados.

Congresso em Foco

3/9/2025 | Atualizado às 19:34

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A Câmara dos Deputados aprovou nesta quartafeira (3) o projeto de lei complementar 235/2019, criado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), que institui o Sistema Nacional de Educação, conhecido como "SUS da Educação". A proposta seguirá para análise final no Senado.

A proposta disciplina a criação de um sistema articulado que reúne os entes federativos com o objetivo de orientar e fortalecer as ações educativas no país. O texto define normas gerais que deverão ser seguidas por estados e municípios, incluindo padrões mínimos para infraestrutura, formação de professores e resultados de aprendizagem.

Criação do SNE foi definida por Hugo Motta como uma das prioridades da Câmara para 2025.

Criação do SNE foi definida por Hugo Motta como uma das prioridades da Câmara para 2025.Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Além disso, o projeto prevê a elaboração de um plano nacional que organiza cronogramas e metas, em colaboração entre os diferentes níveis administrativos. Esse plano deverá ser revisado periodicamente para assegurar sua eficácia e adaptação às necessidades regionais.

Argumentos do relator

O relator da proposta e coordenador da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Brito (MDB-AL), destacou em seu voto, a importância da unificação de metas para garantir equidade no sistema de ensino. Ele afirmou que "é indispensável assegurar condições uniformes para que todas as crianças e jovens tenham acesso a ensino de qualidade" e que "a integração entre entes federativos representa avanço significativo na organização das políticas educacionais".

Brito ressaltou ainda que "a cooperação entre diferentes esferas de governo evita desigualdades e permite respostas mais rápidas a problemas locais". Ele observou que o sistema facilita a alocação de recursos e o monitoramento da eficiência das ações.

O relator também assinalou que "o projeto promove clareza e transparência na gestão dos recursos públicos destinados à educação", garantindo que a população consiga acompanhar o desempenho das instituições de ensino e o uso do dinheiro público.

Críticas

O projeto recebeu críticas pontuais, vindas de parlamentares da oposição. A principal é a inclusão de fóruns permanentes como parte do processo decisório no direcionamento do projeto. "O que se cria aqui com o tal SUS da Educação é assembleísmo. São instâncias infinitas de deliberação que não chegam a conclusão alguma, que não contribuem em nada para o avanço da educação. Falta comando, meta, indicador", disse o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

A votação foi acompanhada por diversas organizações da sociedade civil, que também fizeram observações de pontos que poderiam ser aprimorados. O Todos Pela Educação cita a necessidade de pactuação constante junto aos entes federados para definição das dimensões que compõem os padrões mínimos de qualidade da educação básica, bem como uma definição de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), adotado como referência nos investimentos em aluno ao ano, com base em indicadores consolidados de acesso, permanência, aprendizagem e conclusão dos estudantes.

Apesar das críticas pontuais, o projeto contou com ampla aceitação entre parlamentares, recebendo orientação favorável de todas as bancadas, com exceção da do Novo. O PL, maior partido da oposição liberou a bancada. Com isso, o plavar ficou em 347 votos favoráveis e 89 contrários.

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