Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Audiência pública
Congresso em Foco
4/9/2025 15:11
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (3), uma discussão sobre a relevância dos data centers para o avanço da economia digital. O encontro foi realizado em audiência pública a respeito do projeto de lei 1.680/25, que visa estabelecer a Política Nacional para Processamento e Armazenamento Digitais, com o intuito de ampliar a infraestrutura tecnológica do Brasil. O deputado David Soares (União-SP) atua como relator da proposta.
A diretora do Departamento de Transformação Digital do Ministério do Desenvolvimento, Cristiana Viana Rauen, ressaltou que os centros de inteligência artificial consomem 70% mais energia em comparação aos convencionais. Esses centros demandam um fornecimento de energia estável, refrigeração adequada e alta velocidade de conexão.
Segundo ela, a matriz energética brasileira, predominantemente limpa e renovável, torna o país um destino atrativo para investimentos. "Dados são o principal ativo econômico da atualidade. [...] Nenhum país pode se furtar a participar de um processo que se beneficie de uma infraestrutura digital de prontidão, como é o foco do projeto em análise."
O professor de Economia da Universidade de Brasília, Jorge Arbache, destacou que 90% da energia consumida no Brasil é renovável, em contraste com 24% nos Estados Unidos, 32% na China e 45% na Europa. "Na melhor das hipóteses, Europa, China e Estados Unidos teriam uma matriz elétrica tão renovável quanto a do Brasil em 18 a 30 anos, mantidos os investimentos atuais. Isso coloca o Brasil no mapa dos data centers."
O vice-presidente da Associação Brasileira de Data Center, Luis Tossi, enfatizou a urgência de ações para atrair investimentos. "Esses data centers estão sendo decididos e construídos hoje, para implementação nos próximos cinco anos. O tempo médio de implantação no Brasil é de 18 a 24 meses. Precisamos de medidas de atração de investimentos em prazo muito curto, porque a janela está passando."
Michael Mohallem, representante do Google Cloud no Brasil, afirmou que a política de incentivo ao setor deve buscar um equilíbrio entre o Estado e o mercado, promovendo previsibilidade e reduzindo a centralização nas decisões governamentais. Atualmente, o Brasil conta com 189 data centers, o que corresponde a aproximadamente 2% do total global.
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil