Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Proteção Animal
Congresso em Foco
5/9/2025 15:12
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o serviço de disque-denúncia de maus tratos e abandono de animais. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos cidadãos um canal para reportar atos de violência ou crueldade praticados contra animais.
O texto aprovado foi um substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao projeto de lei 4542/2016, de autoria do ex-deputado Felipe Bornier (RJ). O disque-denúncia deverá dispor de meios para receber denúncias por meio de diferentes canais de comunicação, como telefone, correio eletrônico ou correspondência.
A identidade do denunciante poderá ser mantida em sigilo. O custeio do serviço será realizado por meio de dotações orçamentárias específicas e recursos provenientes de convênios com entidades públicas e privadas.
O governo federal poderá estabelecer acordos com os estados com o objetivo de implementar uma política unificada de investigação das denúncias. A relatora na comissão, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou aprovação da proposta, em virtude da conformidade com a Constituição, com as leis e pela redação clara e precisa.
O texto segue agora para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Temas
LEIA MAIS
Orientação Vocacional
Câmara aprova orientação vocacional para jovens do socioeducativo
Congresso Nacional
alimentação escolar
Comissão aprova projeto que considera custo amazônico na educação
Isenção de Tarifas
Comissão aprova isenção da conta de luz para famílias de baixa renda