Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DEPUTADO X GOVERNADOR
Congresso em Foco
9/9/2025 8:59
O deputado Rui Falcão (PT-SP) protocolou nessa segunda-feira (8) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja aberto inquérito contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O parlamentar acusa o chefe do Executivo paulista de cometer os crimes de coação no curso do processo, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, em razão das declarações feitas durante o ato realizado no último domingo (7) na Avenida Paulista.
No discurso, Tarcísio afirmou que "ninguém aguenta mais a tirania de Moraes" e que "não vai aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem o que fazer". Para Falcão, as falas configuram tentativa de intimidar ministros do STF e incentivar a desobediência às decisões judiciais, justamente no momento em que a Corte julga o processo sobre a trama golpista de 8 de janeiro.
"O uso da palavra 'ditador para qualificar um ministro do STF não é crítica dura ou retórica política: é agressão institucional, que procura deslegitimar decisões judiciais e instigar a percepção de que devam ser descumpridas. É gravíssimo que tal declaração parta de quem detém responsabilidade de governar o maior Estado da federação", disse o deputado.
O pedido foi encaminhado a Moraes, relator da ação sobre a tentativa de golpe. Caberá a ele decidir se arquiva a representação ou se envia à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação.
Representação anterior
Esta não é a primeira vez que Rui Falcão pede investigação contra o governador paulista. Na semana passada, o parlamentar já havia protocolado uma representação em que acusa Tarcísio de atuar politicamente para interferir no julgamento da ação penal do golpe.
Segundo Falcão, o governador viajou a Brasília para negociar com lideranças da Câmara uma proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros réus, justamente no dia em que o julgamento teve início. Para o deputado, tratou-se de uma "tentativa explícita de influenciar um processo jurisdicional em andamento", o que poderia configurar obstrução de justiça.
Na petição, o parlamentar também alegou que o governador já havia buscado beneficiar Bolsonaro em outra ocasião, ao tentar convencer ministros do STF a liberar o uso do passaporte diplomático para que o ex-presidente viajasse aos Estados Unidos.
Diante desses episódios, Falcão pediu que o Supremo adote medidas cautelares contra Tarcísio, como retenção do passaporte, proibição de contatos com réus e até o afastamento do cargo em caso de reincidência.
Temas
LEIA MAIS
Trama golpista
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília