Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MP 1.303/25
Congresso em Foco
22/9/2025 17:22
A comissão mista do Congresso Nacional responsável pela análise da Medida Provisória (MP) 1.303/25 se reúne nesta terça-feira (23), às 14h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado. O colegiado irá deliberar sobre o relatório apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A comissão é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Editada em junho, a MP 1.303/25 estabelece novas regras de tributação para aplicações financeiras e ativos virtuais. O objetivo do governo é compensar a revogação do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anteriormente previsto em decreto.
Entre as mudanças propostas, estão:
Unificação da alíquota: a medida cria uma alíquota única de 17,5% para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre rendimentos de aplicações financeiras, em substituição à tabela regressiva atualmente utilizada para investimentos em renda fixa.
Tributação de ativos hoje isentos: a proposta inclui na base de incidência títulos como a Letra de Crédito Agrícola (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), atualmente isentos de IR.
Regras para ativos virtuais: o texto também disciplina a tributação sobre operações envolvendo criptomoedas e outros ativos digitais.
Segundo estimativas oficiais, a nova sistemática permitirá ao governo arrecadar R$ 10,5 bilhões em 2025 e R$ 20,6 bilhões em 2026. Esses recursos deverão compensar a perda de receita decorrente da suspensão do aumento do IOF.
LEIA MAIS
Acordo Tributário
Senado aprova acordo Brasil-Índia contra bitributação de renda
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes