Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MP 1.303/25
Congresso em Foco
22/9/2025 17:22
A comissão mista do Congresso Nacional responsável pela análise da Medida Provisória (MP) 1.303/25 se reúne nesta terça-feira (23), às 14h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado. O colegiado irá deliberar sobre o relatório apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A comissão é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Editada em junho, a MP 1.303/25 estabelece novas regras de tributação para aplicações financeiras e ativos virtuais. O objetivo do governo é compensar a revogação do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anteriormente previsto em decreto.
Entre as mudanças propostas, estão:
Unificação da alíquota: a medida cria uma alíquota única de 17,5% para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre rendimentos de aplicações financeiras, em substituição à tabela regressiva atualmente utilizada para investimentos em renda fixa.
Tributação de ativos hoje isentos: a proposta inclui na base de incidência títulos como a Letra de Crédito Agrícola (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), atualmente isentos de IR.
Regras para ativos virtuais: o texto também disciplina a tributação sobre operações envolvendo criptomoedas e outros ativos digitais.
Segundo estimativas oficiais, a nova sistemática permitirá ao governo arrecadar R$ 10,5 bilhões em 2025 e R$ 20,6 bilhões em 2026. Esses recursos deverão compensar a perda de receita decorrente da suspensão do aumento do IOF.
LEIA MAIS
Acordo Tributário
Senado aprova acordo Brasil-Índia contra bitributação de renda
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1