Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acolhimento Institucional
Congresso em Foco
2/10/2025 18:51
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.464/2020, que assegura o oferecimento de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual.
A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora, apresentou parecer favorável. Conforme o texto, a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios poderão firmar contratos de locação e realizar a reforma ou adaptação dos imóveis que serão utilizados como local de acolhimento, com "dispensa de licitação".
De acordo com a justificativa da proposta:
"Entendemos que a criação de abrigos específicos para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual atende melhor às meninas e meninos que vão para abrigos comuns. As crianças e adolescentes que sofrem abusos sexuais chegam nesses lugares com muitos traumas e precisam de um olhar especial, mais atento."
Na modalidade institucional, o abrigo proporciona acolhimento temporário para crianças e adolescentes até que seja possível o retorno ao convívio familiar ou, caso não seja possível, o encaminhamento para uma família substituta.
A proposta tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
Temas
LEIA MAIS
Gestão de Resíduos
Aprimoramento na gestão de resíduos sólidos avança na Câmara
Segurança Alimentar
Combate à fome: conheça principais projetos em tramitação no Congresso
RELAÇÕES EXTERIORES
MRE fará visita consular a brasileiros presos em Israel, diz Lindbergh
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1