Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Agrobom critica ausência de plataformas de freelancers em comissão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Regulação do trabalho por app

Agrobom critica ausência de plataformas de freelancers em comissão

Somente duas das nove empresas convidadas participou da audiência pública.

Congresso em Foco

21/10/2025 | Atualizado às 17:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Daniel Agrobom (PL-GO) criticou a falta de participação de plataformas voltadas a outros serviços que não o transporte e entrega de bens durante audiência da Comissão Especial da Câmara que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo (PLP 152/2025), nesta terça-feira (21).

Para o debate, solicitado pelo parlamentar, o colegiado convocou nove empresas. O presidente da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Ricardo Dias, e o CEO da Hauseful, Pablo Chacón, foram os únicos a participar. Representantes das plataformas GetNinja, DogHero, Afya, Superprof, Workana, Profes e 99Freelas negaram o convite.

"Seria muito importante essas empresas estarem presentes. Eu sei que a secretaria da comissão entrou em contato com essas pessoas, e muitas delas se justificaram [por] não poderem estar presentes. Seria uma excelente oportunidade para que essas empresas pudessem nos apresentar seus modelos de negócio e os possíveis impactos regulatórios."

A audiência tem como objetivo analisar como a regulamentação pode afetar modelos de negócios distintos. Especialistas como Nívea Maria Santos Souto Maior, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, e Viviane Vidigal de Castro, professora e doutoranda em Sociologia na Unicamp, foram convidadas para contribuir com a discussão.

"De todo modo, nós vamos compartilhar com o relator e com os construtores documentos com a síntese dos pontos dessas empresas", afirmou Agrobom.

Comissão

Em dois meses de atualçao, a Comissão Especial sobre a Regulamentação dos Trabalhadores por Aplicativos da Câmara dos Deputados aprovou 50 requerimentos para intensificar suas atividades. Instalado em 19 de agosto, o colegiado foi criado para analisar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 152/2025, que trata da regulamentação dos serviços de transporte remunerado de passageiros e de bens realizados por meio de plataformas digitais.

De autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), o projeto estabelece regras para o setor, definindo direitos e deveres de empresas, usuários e trabalhadores. Segundo o parlamentar, o objetivo é "assegurar serviços prestados de forma segura, respeitosa, ética e responsável".

O plano de trabalho da comissão define o debate como um de seus principais eixos. Nas três audiências públicas já realizadas, 35 convidados - entre especialistas, trabalhadores e representantes do setor - foram ouvidos.

Leia Mais

Comissão do Trabalho por App recebe plataformas de freelancers

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Daniel Agrobom câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Educação

Projeto prevê veto de pais a temas sobre sexualidade nas escolas

Isenção

Comissão analisa isenção de taxa de verificação para taxistas

Educação

Deputada propõe incluir prevenção à violência no currículo escolar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ECONOMIA

Direitos sem CLT: Regular apps será "golaço" do governo e do Congresso

2

Silêncio

Mais da metade dos depoentes da CPMI do INSS teve habeas corpus

3

Economia

BRB desiste de compra do Banco Master

4

Magistério

Contarato quer zerar IR para professores que ganham até R$ 10 mil

5

Judiciário

Fux pede para revisar voto em julgamento que condenou Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES