Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova criação do Sistema de Compras Expressas para o governo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Compras Públicas

Senado aprova criação do Sistema de Compras Expressas para o governo

Projeto que cria o Sicx prevê uso de plataforma digital para tornar licitações mais ágeis e transparentes.

Congresso em Foco

30/10/2025 | Atualizado às 11:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Plenário do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (29), a instituição do Sistema de Compras Expressas (Sicx), com o propósito de otimizar a aquisição de bens e a contratação de serviços por parte do poder público.

De autoria do deputado licenciado Daniel Soranz (PSD-RJ), o projeto de lei 2.133/2023 foi relatado pelo senador Fernando Farias (MDB-AL) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposição segue agora para a sanção presidencial.

O projeto em questão promove alterações na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, com o objetivo de prever a utilização da plataforma de comércio eletrônico Sicx na contratação de bens e serviços comuns padronizados no âmbito da administração pública. O texto normativo inclui o comércio eletrônico como uma das modalidades de contratação.

O projeto segue agora para sanção do presidente Lula.

O projeto segue agora para sanção do presidente Lula.Jonas Pereira/Agência Senado

De acordo com o projeto, o Poder Executivo deverá regulamentar, por meio de normativo específico, aspectos como as condições de admissão e permanência dos fornecedores, as regras de formação e alteração de preços, os prazos e métodos de entrega, as regras processuais de utilização da plataforma, as condições de pagamento, estabelecendo um prazo máximo de 30 dias, e as sanções aplicáveis em caso de infrações.

Para o senador Fernando Farias, o Sicx possibilitará a comparação objetiva dos bens ofertados, o que poderá reduzir custos, agilizar o ciclo das compras públicas e tornar os preços praticados mais competitivos.

"A redução da burocracia para a aquisição de bens e serviços comuns padronizados enseja relevantes ganhos de eficiência e economicidade, com redução dos gastos públicos e maior celeridade dos processos de contratação", afirmou o relator ao apresentar seu relatório no Plenário.

O Sicx estará disponível para órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e entidades privadas sem fins lucrativos. O sistema de registro cadastral unificado disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) também passará a incluir o Sicx como uma de suas funcionalidades.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113420, "viewed": [ "113420" ], "context": "{\"articlekey\":113420,\"originalarticlekey\":\"113420\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA

Entenda situação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator

3

SEGURANÇA PÚBLICA

Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas

4

Legislação

Nova lei caracteriza abandono afetivo como ilícito civil

5

TRANSPORTE AÉREO

Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES