Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Proteção às Mulheres
Congresso em Foco
11/11/2025 14:00
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.906/23, que estabelece a obrigatoriedade do companheiro agressor a ressarcir a mulher vítima de violência doméstica com a sua parte da divisão dos bens.
O autor da proposta, deputado Jonas Donizette (PSP-SP), busca incorporar ao Código Civil o entendimento do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, que determina que "o ressarcimento a ser pago à vítima deverá sair exclusivamente da meação do cônjuge ou companheiro agressor".
A Lei Maria da Penha já prevê que o ressarcimento de mulher vítima de violência não poderá afetar seu patrimônio ou o de seus dependentes. A relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), manifestou apoio à proposta, destacando a "necessidade de oferecer máxima proteção patrimonial à mulher em situação de violência doméstica e familiar".
Aprovada também pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a proposta, que tramita em caráter conclusivo, será encaminhada para análise do Senado, a menos que haja solicitação para votação no Plenário da Câmara.
Temas
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Republicanos suspende dirigente de entidade preso na CPMI do INSS
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Segurança Pública
Comissão aprova Bolsa-Desempenho para agentes da segurança pública