Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado federal
Congresso em Foco
12/11/2025 14:30
A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou, na terça-feira (11), projeto de lei complementar que visa institucionalizar a capacitação contínua de policiais penais (PLP 128/2022). A medida prevê a utilização de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), além de estender seus benefícios a outros servidores do sistema penitenciário.
Autor no relatório, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), manifestou-se favorável ao texto original do projeto, no formato encaminhado pela Câmara dos Deputados. "O projeto contribui para a redução da reincidência criminal, ao favorecer uma execução penal mais segura e eficiente", afirmou o relator.
Em alterações à Lei Complementar 79/1994, que institui o Funpen, estabelece prioridade a instituições públicas para a oferta de cursos e treinamentos, sem prejuízo da possibilidade de celebração de acordos com instituições privadas de ensino. Além disso, determina que os programas de capacitação sejam continuamente atualizados, de modo a acompanhar as inovações tecnológicas.
O fundo destina-se ao financiamento de melhorias no sistema prisional do país, abrangendo a construção e ampliação de estabelecimentos penais. Os recursos podem ser aplicados diretamente pela União ou repassados aos estados e municípios. Em 2024, o montante de R$ 208 milhões foi efetivamente pago por meio do fundo, conforme dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop).
No Senado, o texto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Temas
LEIA MAIS
Telecomunicações Emergenciais
Comissão aprova prioridade para redes de comunicação em desastres
Câmara dos Deputados
CCJ aprova papel da Abracam na emissão de identidade para vereadores