Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Otto Alencar decidirá relator da indicação de Messias; entenda rito

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

SENADO

Otto Alencar decidirá relator da indicação de Messias; entenda rito

Com a indicação enviada, a responsabilidade se divide entre presidência do Senado e comando da CCJ.

Congresso em Foco

24/11/2025 19:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A condução da análise do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, não cabe apenas ao presidente do Senado. Uma vez enviada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a tramitação da sabatina ficará sob responsabilidade do presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), encarregado inclusive da escolha do relator para a sabatina.

O rito de análise do nome de Jorge Messias começa com o envio da mensagem presidencial formalizando sua indicação. A mensagem deve conter o currículo do candidato, além de declarações sobre vínculos de parentes com atividades relacionadas à profissão; participação em empresas ou entidades não governamentais; regularidade fiscal nos três níveis da federação; eventual envolvimento em ações judiciais como autor ou réu e detalhes sobre sua atuação, nos últimos cinco anos, em funções relevantes em tribunais, conselhos de administração de estatais ou agências reguladoras.

Chegando ao Congresso, a mensagem é lida em plenário pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). Não há um prazo definido para a leitura: cabe ao presidente escolher a sessão que considerar mais apropriada. Após esta etapa, a mensagem é registrada no Diário do Senado, sendo então enviada à CCJ.

Regimento não define prazo limite para realização da sabatina de ministros do STF.

Regimento não define prazo limite para realização da sabatina de ministros do STF.Edilson Rodrigues/Agência Senado

Sabatina

Uma vez na CCJ, o presidente da comissão poderá escolher um relator de sua preferência, inclusive com possibilidade de ele próprio assumir a função. O relator deverá produzir um parecer pela aprovação ou rejeição do candidato, explicitando os motivos de sua recomendação.

Apresentado o parecer, Alencar poderá definir a data da sabatina. Ela não possui um prazo máximo para ser realizada, mas o intervalo não pode ser inferior a cinco dias, período destinado à análise do relatório por parte dos membros da comissão. O regimento também determina que o Senado deverá disponibilizar uma página na internet onde usuários poderão enviar novas informações sobre o candidato ou apresentar perguntas, que podem ser incorporadas pelo relator.

O presidente da comissão deve definir o rito de condução da sabatina, que deve assegurar o direito de cada senador a utilizar dez minutos para proferir suas perguntas, e igual período para o candidato, ficando facultadas réplicas e tréplicas de até cinco minutos. Não há limitação temática: os parlamentares podem perguntar sobre qualquer assunto que considerarem pertinente.

Concluída a sabatina, a comissão deverá votar o parecer do relator. A votação é secreta, e o relatório precisa de no mínimo 14 votos (de um total de 27) para aprovação. Uma vez aprovado, o relatório segue ao Plenário.

De volta ao plenário

Uma vez em plenário, a condução do processo retorna à presidência da Casa, cabendo novamente a Alcolumbre escolher o dia da sessão plenária destinada à votação do parecer. Relatórios de indicações de autoridades devem necessariamente estar no final da ordem do dia.

Assim como na CCJ, a votação em plenário é secreta. O candidato precisa receber no mínimo 41 votos, de um total de 81, para ter seu nome aprovado.

Uma vez aprovado o parecer, o resultado é informado à Presidência da República e formalizado no Diário Oficial da União. O novo ministro assume o cargo em sessão solene no próprio STF, onde assina o termo de compromisso no livro de posse da Corte.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Davi Alcolumbre Otto Alencar Senado STF Jorge Messias

Temas

Congresso Judiciário

LEIA MAIS

CONGRESSO

Objetivo único é a aprovação da anistia, diz Flávio após reunião do PL

Projeto de lei

Deputado propõe prisão preventiva em crimes de agressão contra mulher

MULHERES NEGRAS

Audiência debate desafios de mulheres negras no mercado de trabalho

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Viral

Afastado, prefeito de Sorocaba é filmado vendendo amendoim na praia

2

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

3

TENSÃO NO CONGRESSO

Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final

4

EX-PRESIDENTE PRESO

1ª Turma do STF decide manter prisão de Bolsonaro por unanimidade

5

Indicação ao STF

Sabatina de Jorge Messias será em "momento oportuno", diz Alcolumbre

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES