Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
JUDICIÁRIO
Congresso em Foco
26/11/2025 | Atualizado às 19:39
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, cobrou esclarecimentos à defesa de Jair Bolsonaro sobre o uso de celular por parte do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante visita à sua residência na última sexta (21). Os advogados têm até a tarde de quinta (27) para apresentar uma resposta.
As imagens do uso do celular por parte do congressista foram divulgadas pela Globo, que sobrevoou a casa de Bolsonaro com um drone durante a visita. Nikolas se pronunciou no domingo (23) sobre o episódio, onde afirmou não ter sido informado pelos agentes de polícia a respeito da restrição de uso de celular, e também acusou a emissora de violação de privacidade.
Na ordem, Moraes ressaltou que "todas as visitas devem observar as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas", incluindo entre elas a restrição de uso de qualquer instrumento de comunicação.
Confira a íntegra do despacho.
Resposta parlamentar
Nikolas criticou em suas redes sociais a ordem de Moraes por esclarecimentos sobre o uso do celular. "A visita ao presidente Bolsonaro ocorreu dentro da normalidade da minha atividade parlamentar. Meu celular estava comigo para uso pessoal e não foi usado para comunicação externa. Não recebi orientação sobre proibição do aparelho", declarou.
O congressista chamou a cobrança de respostas de "teatro pra intimidar". "Além de que criminosos usam celular na cadeia para comandar facções inteiras e inguém da Suprema Corte dá 24h pra explicar nada. Mas celular de visita agora vira caso de "gravidade institucional", completou.
Veja a publicação do deputado:
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Psol aciona PGR contra Nikolas e pede quebra de sigilo telefônico
VOTAÇÃO NO SENADO
Entenda o que muda com a aposentadoria especial para agentes de saúde
INSATISFAÇÃO DECLARADA
Alcolumbre e Motta faltam à sanção do IR e elevam tensão com Lula