Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SENADO
Congresso em Foco
28/11/2025 11:39
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator escolhido para a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), sinalizou nesta sexta-feira (28) que pretende proferir parecer favorável à aprovação do ministro. O calendário definido junto aos presidentes Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado, e Otto Alencar (PSD-BA), da CCJ, prevê a apresentação do relatório na próxima quarta-feira (3).
Em entrevista ao O Globo, o congressista ressaltou a confiança na escolha do candidato pelo presidente Lula. "Eu sou aliado direto do presidente Lula. Se é indicado por ele, é automaticamente apoiado por mim. Não há qualquer resistência ao Messias, ele cumpre todos os requisitos para isto, afirmou.
Messias e Weverton Rocha se encontraram na noite de quinta-feira (28) para tratar da busca por apoio do Senado à indicação. O advogado-geral da União enfrenta forte resistência da Casa, onde o preferido para a vaga é seu ex-presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Weverton deverá trabalhar como intermediador nessa construção.
Apesar do acordo interno para que o relatório da candidatura de Messias seja entregue no dia 3 e a sabatina realizada no dia 10, o trâmite formal de sua indicação está emperrado. O presidente Lula anunciou a escolha de seu nome nas redes sociais, mas a mensagem presidencial confirmando a decisão não chegou ao Senado.
Um atraso beneficiaria o candidato, que precisará de tempo para conversar com os parlamentares e quebrar parte da resistência ao seu nome.
Temas
LEIA MAIS
SONEGAÇÃO FISCAL
Entenda o que a Câmara vai votar contra fraudes após o caso Fit
TENTATIVA DE GOLPE
Oposição articula projeto para tirar Bolsonaro do regime fechado
Congresso Nacional
Câmara dos Deputados
Comissão aprova remuneração mínima para entregadores por app
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero custa R$ 78 bi e é viável sem imposto novo, diz estudo