Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Plenário
Congresso em Foco
10/12/2025 12:00
O Plenário da Câmara dos Deputados analisará nesta quarta-feira (10) os processos de cassação contra dois deputados: Glauber Braga (Psol-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP). A iniciativa partiu do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e foi comunicada na terça-feira (9).
A cassação de Glauber Braga vai a Plenário com parecer favorável à perda de mandato, por decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em abril deste ano, o colegiado aprovou a decisão por 13 votos a cinco.
À época, Glauber Braga fez greve de fome em protesto ao andamento do processo. Na terça-feira (9), com a inclusão do item na pauta, o deputado voltou a se manifestar e ocupou a Mesa Diretora da Câmara, de onde foi retirado.
O deputado é acusado de agredir o ativista Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) durante debate sobre a regulamentação dos motoristas de aplicativo em abril de 2024.
No caso de Carla Zambelli, a previsão é de que a CCJ conclua deliberação nesta quarta-feira (10) e o processo siga direto para o Plenário. A representação foi motivada por duas condenações judiciais contra Zambelli.
O relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou parecer favorável à permanência da parlamentar na Câmara dos Deputados e criticou condenação por coordenar invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por perseguição armada.
A deputada está presa na Itália desde julho, quando fugiu antes do trânsito em julgado de suas condenações. Zambelli foi incluída na lista vermelha da Interpol e, por possuir cidadania italiana, tem sua extradição analisada pela Justiça local.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Energia Elétrica
Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia
TENTATIVA DE GOLPE
Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados