Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara
Congresso em Foco
10/12/2025 13:25
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou o reconhecimendo da síndrome de Tourette como deficiência (375/2022). O principal argumento para o título são os tiques motores e vocais provocados pela doença.
Por recomendação da relatora, Flávia Morais (PDT-GO), foi acolhido o substitutivo previamente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A proposição qualifica a síndrome como deficiência para todos os efeitos legais, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015).
Morais destacou os sintomas associados trazem consequências à qualidade de vida tanto do indivíduo diagnosticado. "Trata-se de um quadro que pode gerar grandes constrangimentos e prejudicar o desempenho escolar e a realização de atividades cotidianas", afirmou.
"A síndrome de Tourette acaba resultando em impedimentos de longo prazo, que obstruem a participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas."
Na Câmara, o texto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por tramitar em caráter conclusivo, o consenso entre os colegiados exclui a necessidade de deliberação em Plenário.
Temas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Energia Elétrica
Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia
TENTATIVA DE GOLPE
Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados
redução de penas