Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. 1ª Turma do STF decide hoje se mantém cassação de Zambelli

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

JUSTIÇA

1ª Turma do STF decide hoje se mantém cassação de Zambelli

Plenário virtual analisa decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara e determinou a perda imediata do mandato da deputada.

Congresso em Foco

12/12/2025 | Atualizado às 8:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Plenário virtual da 1ª Turma do STF analisa nesta sexta-feira (12), das 11h às 18h, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e anulou a deliberação da Câmara que havia mantido a parlamentar no cargo. A sessão extraordinária foi convocada a pedido do relator pelo presidente do colegiado, ministro Flávio Dino, para referendar a medida.

Veja a íntegra da decisão de Moraes.

A decisão foi tomada na Execução Penal (EP) 149. Nela, Moraes determinou que a Mesa da Câmara dê posse ao suplente no prazo máximo de 48 horas, conforme o Regimento Interno da Casa. O ministro considerou nula a votação realizada na madrugada de quarta-feira (11), quando o Plenário da Câmara rejeitou a cassação por não alcançar os 257 votos necessários, sob o argumento de que houve violação à Constituição e "flagrante desvio de finalidade". Faltaram 30 votos para que a cassação fosse consumada.

Carla Zambelli durante audiência remota da CCJ em setembro, quando já estava presa na Itália.

Carla Zambelli durante audiência remota da CCJ em setembro, quando já estava presa na Itália.Lula Marques/Agência Brasil

Perda automática do mandato

Para Moraes, a perda do mandato é consequência automática da condenação criminal definitiva quando a pena imposta, em regime inicial fechado, supera o tempo restante do mandato. Nesses casos, cabe ao Legislativo apenas declarar a vacância, sem deliberação política. O ministro citou precedentes do STF desde o julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), além de decisões envolvendo parlamentares como Ivo Cassol e Paulo Maluf, nas quais a Corte reafirmou a impossibilidade jurídica e fática de exercício do mandato nessas circunstâncias.

"O Poder Judiciário é quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara tão somente declarar a perda", escreveu o relator, ao anular a decisão do Plenário da Casa.

Condenação e fuga

Zambelli foi condenada em maio pela 1ª Turma do STF a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e falsidade ideológica, relacionados à invasão de sistemas e à adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O trânsito em julgado ocorreu em 7 de junho de 2025. No julgamento, o colegiado já havia decretado a perda do mandato e determinado a comunicação à Câmara para a declaração formal da vacância. moraes zambelli

Antes de esgotadas as possibilidades recursais, a deputada deixou o país. Ela está atualmente na Itália, em prisão preventiva, aguardando decisão das autoridades locais sobre o pedido de extradição apresentado pelo Brasil.

Reação da Câmara

Apesar da determinação do STF, a Mesa Diretora da Câmara encaminhou o caso ao Plenário, que decidiu manter o mandato por insuficiência de votos. Para Moraes, esse procedimento contrariou o artigo 55 da Constituição, que prevê a perda do mandato em caso de condenação criminal definitiva, além de afrontar os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade. moraes zambelli

Com o julgamento virtual desta sexta, a 1ª Turma decidirá se confirma a decisão monocrática do relator. Caso referendada, a Câmara deverá cumprir imediatamente a ordem judicial e dar posse ao suplente de Carla Zambelli, encerrando o impasse institucional entre o Legislativo e o Supremo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carla Zambelli cassação Alexandre de Moraes Câmara STF

Temas

Justiça

LEIA MAIS

Judiciário

Moraes anula votação da Câmara e determina cassação de Zambelli

CONGRESSO

Lindbergh aciona o STF e pede cassação imediata de Zambelli

TENTATIVA DE GOLPE

Lula diz que avaliará veto a redução de pena: "Bolsonaro tem de pagar"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA

Guardas municipais criticam texto da PEC da Segurança Pública

2

SEGURANÇA

Veja íntegra do parecer da PEC da Segurança Pública

3

Câmara dos Deputados

PL destitui vice-líder após voto favorável a Glauber Braga

4

Plenário

Bilynskyj diz que vontade era de "encher de porrada" deputados do Psol

5

VOTAÇÃO

Por 30 votos, Câmara decide não cassar mandato de Carla Zambelli

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES