Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acessibilidade
Congresso em Foco
16/12/2025 18:00
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou projeto que expande o uso da linguagem Braille a terminais de transporte coletivo, vias públicas, edifícios e embalagens de medicamentos (272/2023). O texto foi apresentado pelo deputado Guilherme Uchoa (PSB-PE) e estende o benefício a certidões de registro civil.
Quaisquer sentença de separação judicial, convenções pré-nupciais e documentos de regime de partilha de bens também serão disponibilizados em Braille. Segundo a proposta, fica vetado aos cartórios cobrar taxas adicionais pelo serviço.
A matéria também abrange manuais de instrução de equipamentos domésticos, elevadores, embalagens de produtos tóxicos, cardápios, capas e prefácios de livros e periódicos, e escolas.
O texto, relatado por Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), altera a Lei da Acessibilidade (10.098/2000).
"Ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual é dever do Estado, competindo ao legislador positivar no ordenamento jurídico formas que, cada vez mais, façam a inclusão facilitada e digna para a realização de atos da vida civil."
A proposta, já aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, segue agora para análise do Senado.
Temas
LEIA MAIS
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ