Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Projeto de lei
Congresso em Foco
16/12/2025 20:00
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou projeto de lei para equiparar a aquicultura à atividade agropecuária (4.162/2024). A medida, apresentada pelo deputado Sergio Souza (MDB-PR), concede aos aquicultores o status de produtores rurais, com o objetivo de permitir o acesso a benefícios de política agrícola, como linhas de crédito bancário com condições facilitadas.
O projeto também elimina a obrigatoriedade de obtenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para os aquicultores, além de isentar o licenciamento ambiental para realização das atividades aquícolas de pequeno e médio portes. As atividades que não se enquadrarem na dispensa seguirão processo de licenciamento simplificado e autodeclarado.
Conforme recomendação do relator, deputado José Rocha (União-BA), o substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural foi aprovado. A versão atual retira a separação entre aquicultura praticada em bens públicos, como rios, lagos e mares, e em área privada.
A medida também isenta a necessidade de as embarcações usadas na aquicultura terem registro específico no Ministério da Pesca. A proposta define que uma norma própria estabelecerá as regras para esse tipo de embarcação, levando em conta as especificidades da atividade.
Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto seguirá para análise do Senado Federal.
Temas
LEIA MAIS
Agência Reguladora
Comissão vota MP que converte ANPD em agência reguladora nesta quarta
Acessibilidade
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ