Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
18/12/2025 | Atualizado às 11:59
O STF enviou, na quarta-feira (17), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lista tríplice de candidatos à vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na classe dos juristas.
Os mais votados para ocupar a cadeira, que ficará vaga com o término do mandato da advogada Edilene Lôbo, foram Eduardo Silva Toledo, Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo e Engels Augusto Muniz.
Eduardo Silva Toledo atuou como diretor-geral do STF durante as gestões da ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli, além do ex-ministro Luís Roberto Barroso. Nauê Bernardo Pinheiro é advogado e cientista político, formado pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura do Distrito Federal. Já Engels Augusto Muniz foi secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos e integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Ao anunciar o resultado, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a escolha observou o critério de paridade entre homens e mulheres nas indicações. Segundo ela, a próxima vaga a ser preenchida deverá, necessariamente, ser ocupada por uma mulher, em atenção ao equilíbrio de gênero.
Composição
O TSE é formado por sete ministros titulares: três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas. Cada um conta com um ministro substituto, que atua em casos de impedimento, afastamento temporário ou ao término do biênio.
Tags
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO SEM DESCONTO
SEGURANÇA PÚBLICA
Moraes determina que TH Joias cumpra Regime Disciplinar Diferenciado