Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
EDUCAÇÃO
Congresso em Foco
10/1/2026 7:00
O Senado Federal terá neste ano a missão de deliberar sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecerá as diretrizes da política educacional brasileira para o próximo decênio. O projeto, que organiza metas para todas as etapas de ensino, desde a educação infantil até a pós-graduação, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de dezembro de 2025 e deve começar a ser analisado pela Casa Alta com a retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
Embora o texto tenha sido encaminhado ao Senado ainda em dezembro, o rito de tramitação ainda não foi definido. Segundo a presidente da Comissão de Educação, senadora Teresa Leitão (PT-PE), o PNE será a principal prioridade do colegiado neste início de ano.
"O principal tema, logo no começo de 2026, será, sem dúvida, o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos nos entes federativos. Isso já está pacificado entre os atores da educação, inclusive com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o ministro da Educação, Camilo Santana. Será a nossa primeira pauta, logo no início de 2026", afirmou a senadora durante o recebimento do projeto.
O que é o PNE
O Plano Nacional de Educação é uma lei que define metas, estratégias e prioridades para a política educacional do país ao longo de dez anos. O PNE orienta a atuação da União, dos Estados e dos municípios, com foco em:
O que muda com o novo PNE
O novo plano estabelece 19 metas que abrangem toda a trajetória educacional, da educação infantil à pós-graduação. Entre os principais objetivos estão:
Temas
LEIA MAIS