Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Internacional
Congresso em Foco
26/1/2026 | Atualizado às 11:41
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que não receberá novas ordens do governo dos Estados Unidos. A declaração ocorreu durante evento com representantes do setor petrolífero no domingo (25).
Segundo a representante, as consequências do "fascismo e extremismo" estadunidense já custou caro à Venezuela. Rodríguez destacou que os problemas do país devem ser resolvidos internamente.
"Já basta de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela. Que seja a política venezuelana que resolva nossas divergências e nossos conflitos internos. Já basta de potências estrangeiras."
Invasão
No dia 3 de janeiro, explosões foram registradas em diferentes áreas de Caracas, capital da Venezuela. Durante a operação militar dos Estados Unidos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram detidos por forças norte-americanas e levados para Nova York.
Depois da intervenção militar, Rodríguez, vice de Maduro, assumiu a presidência interina do país em 5 de janeiro.
Washington acusa Maduro de conspiração para o narcoterrorismo, sem apresentar provas públicas. O governo Donald Trump oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão do presidente venezuelano.
Desde o episódio, Trump fez afirmações de que Washington está sob controle temporário da administração da Venezuela. No dia 12, chegou a publicar uma montagem onde se autointitula presidente interino do país.
Trump anuncia ação militar dos EUA e captura de Maduro da Venezuela
Presidente interina da Venezuela defende relação "equilibrada" com EUA
Trump sobre manifestantes pró-Venezuela: "São os mais feios que já vi"
Ataque dos EUA à Venezuela deixa ao menos 58 mortos, dizem autoridades
Senado dos EUA aprova resolução para limitar uso da força na Venezuela
Trump cancela nova ofensiva após Venezuela libertar presos políticos
Trump ameaça cortar petróleo venezuelano para Cuba e Díaz-Canel reage
Trump posta montagem que o aponta como presidente da Venezuela
Temas