Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fim do recesso: Congresso retoma atividade legislativa nesta segunda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ceromônia

Fim do recesso: Congresso retoma atividade legislativa nesta segunda

Cerimônia na tarde desta segunda-feira (2) reúne senadores e deputados para marcar o retorno.

Congresso em Foco

1/2/2026 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Depois do recesso, o Congresso retoma suas ativididades a partir desta segunda-feira (2). O retorno será oficializado em sessão conjunta de reabertura da 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura, que acontece às 15h.

A solenidade será conduzida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Também fará o uso da palavra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Evento está marcado para início às 15h.

Evento está marcado para início às 15h.Arte Congresso em Foco. Foto: Pedro França/Agência Senado

Relação entre Poderes

Durante a cerimônia, o Congresso recebe mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O documento firmará quais projetos são considerados prioritários pelo Executivo para o ano legislativo. Há também a previsão de que o Judiciário também envie comunicado aos parlamentares.

Ambos têm espaço garantido caso queiram comparecer à sessão conjunta. Um momento é reservado para que a entrega ocorra presencialmente. Ano passado, a mensagem do Executivo foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Cerimônia

A sessão conjunta é precedida por um rito remanescente da inauguração da República, que envolve passagem da tropa em revista, audição do Hino Nacional e a execução de uma salva de tiros de canhão.

Na rampa do Congresso, ficam os Dragões da Independência, unidade militar criada por Dom João VI, em 1808. Eles são o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e realizam a segurança da Presidência, desfiles de 7 de setembro e o cerimonial de recepção de chefes de Estado.

Ano legislativo

Para parte dos parlamentares, esta será a última cerimônia de reabertura. Ano eleitoral, 2026 representa renovação no Congresso. A Câmara dos Deputados elege 513 deputados, enquanto o Senado elege dois terços de seus senadores.

Mas as mudanças não estão restritas ao pleito e ocorrem também no início do ano. Os mesmos parlamentares realizam arranjos diferentes a exemplo nas comissões, em que membros e presidentes são escolhidos anualmente.

Na Câmara, a única alteração será nos nomes indicados por cada sigla para as presidências dos colegiados. Isso porque o Colégio de Líderes firmou um acordo para manter, ao longo do ano, a atual distribuição das comissões da Casa.

Leia Mais

Líderes na Câmara fecham acordo e preservam composição das comissões

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já anunciou também os itens que serão discutidos na Casa já na primeira semana de retorno. Entre eles, estão a medida provisória 1.313/2025, que cria uma nova modalidade no Auxílio Gás dos Brasileiros e altera seu nome para Auxílio Gás do Povo, e o projeto de lei 1/2026 que prevê a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano.

Leia Mais

Gás do Povo e novo instituto federal abrem a pauta do ano na Câmara

Representantes do Senado ainda não definiram como o retorno será conduzido.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ano legislativo câmara dos deputados Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Congresso

Após veto em SP, obrigação de cardápio físico pode virar lei nacional

Congresso

Equiparação de auxílios nos Três Poderes vai a debate no Senado

Novas Penas

Senado pode endurecer penas para furto, roubo e estelionato

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES