Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Investigação
Congresso em Foco
5/2/2026 9:04
Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reuniram nesta quarta-feira (4) com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de investigações envolvendo o Banco Master. Após o encontro, o presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou que solicitou acesso a dados e apoio técnico da autoridade monetária para subsidiar os trabalhos da comissão.
"A sociedade brasileira cobra muitas respostas, e muitas dessas respostas devem ser dadas pelo Banco Central, pelo Supremo Tribunal Federal, pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas com quem estivemos ontem e pela própria CVM. O nosso propósito é lancetear o tumor. Esse tumor não pode continuar intacto. Se ele continuar intacto, ele vai criar metástase, nós precisamos fazer uma varredura para termos uma regulação de modo a evitar fraudes futuras", afirmou Renan.
O senador acrescentou que pretende se reunir na próxima semana com o presidente do STF, Edson Fachin, e com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para solicitar informações sobre as investigações relacionadas ao caso.
"Vamos requisitar todas as informações das investigações que estão sendo feitas sobre o Master, inclusive as informações sigilosas. Se houver necessidade de quebrar sigilo do ponto de vista da CAE, da investigação, nós vamos pedir ao Plenário do Senado Federal que autorize, mas nós esperamos que não haja necessidade para isso."
Segundo o plano de trabalho, a comissão pretende realizar diligências, pedir documentos e convocar autoridades, suspeitos e outros envolvidos para prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades ligadas ao banco controlado por Daniel Vorcaro. Nos últimos dias, parlamentares também se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, para tratar do assunto.
Integram a subcomissão:
Tags
Temas