Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara dos Deputados aprova regime de urgência para dez propostas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Urgência Aprovada

Câmara dos Deputados aprova regime de urgência para dez propostas

Projetos de lei tratam de violência contra a mulher, transporte, água emergencial e patentes de medicamentos.

Congresso em Foco

10/2/2026 8:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (9), a Câmara dos Deputados deliberou pela aprovação do regime de urgência para um conjunto de dez proposições legislativas.

Leia Mais

Câmara aprova urgência para quebra de patentes do Mounjaro

A medida permite que os projetos em questão sejam submetidos à votação direta no Plenário, sem a necessidade de prévia análise e parecer por parte das comissões temáticas da Casa.

Propostas poderão ser votadas diretamente no Plenário após aprovação da urgência.

Propostas poderão ser votadas diretamente no Plenário após aprovação da urgência.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Combate à violência

Entre as propostas que passam a tramitar em regime de urgência, destaca-se o projeto de lei 6.140/2025, de autoria da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que estabelece a obrigatoriedade de divulgação do serviço "Ligue 180" em todas as notícias e materiais informativos relacionados à violência contra a mulher, independentemente do meio de comunicação utilizado.

Patentes de medicamentos

Outro projeto relevante é o projeto de lei 68/2026, de autoria do deputado Mário Heringer (PDT-MG), que visa declarar os medicamentos para perda de peso Monjauro e Zepbound como de interesse público. O objetivo é viabilizar a quebra de patente e, consequentemente, a produção de versões genéricas com preços mais acessíveis à população.

Mesa e comissões

Foi aprovada ainda a urgência para o projeto de resolução da Câmara dos Deputados (PRC) 80/2025, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que autoriza os membros efetivos da Mesa Diretora a integrarem lideranças partidárias e comissões permanentes e temporárias.

Água emergencial

O projeto de lei 646/2035, de autoria do deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), também teve sua urgência aprovada. A proposta permite o uso do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) para financiar operações de distribuição emergencial de água potável em regiões afetadas por longos períodos de seca ou estiagem.

Campina Grande

Além disso, o projeto de lei 756/2025, da deputada Simone Marquetto (MDB-SP), que reconhece Campina Grande (PB) como a cidade com o maior número de famílias cristãs no Carnaval brasileiro em virtude da realização de eventos religiosos, foi aprovado em seguida pelo Plenário e encaminhado ao Senado Federal.

Crueldade animal

O projeto de lei 41/2026, da deputada Rosana Valle (PL-SP), que versa sobre a internação de crianças ou adolescentes que praticarem atos de extrema crueldade contra animais, também teve sua urgência aprovada.

Violência doméstica

Outra proposta relevante é o projeto de lei 481/2025, da deputada Jack Rocha (PT-ES), que determina aos governos federal, estaduais, distrital e municipais a alocação de recursos financeiros, técnicos e humanos para a produção e veiculação contínua de campanhas educativas sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

Transporte urbano

O projeto de lei 3.278/2021, oriundo do Senado Federal, que institui o marco legal do transporte público coletivo urbano, também teve sua urgência aprovada.

Indústria química

Foram aprovadas as urgências para o projeto de lei complementar projeto de lei complementar (PLP) 14/2026, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que estabelece um regime de transição tributária para o setor de indústria química em 2026, antecedendo a entrada em vigor do Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

Refeições coletivas

Por fim, a medida foi aprovada para o projeto de lei 6.601/2025, do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que regulamenta a profissão de trabalhador em refeições coletivas (bandejões), que atuam em cozinhas em qualquer unidade de produção e fornecimento de refeições em larga escala.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

regime de urgência projeto de lei câmara dos deputados

LEIA MAIS

Mudanças na OAB

Câmara aprova projeto que altera estrutura da OAB e cria diretorias

SAÚDE

Câmara aprova urgência para quebra de patentes do Mounjaro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Debate da PEC 6x1 será "sério e sem preconceitos", diz líder do União

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES