Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/4/2020 | Atualizado 14/4/2020 às 6:35
O campo de força norte-americano, majoritário nos oceanos, navega com Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Inglaterra, Israel, Chile, Peru, Colômbia, sauditas em parte.
Apenas um jogo lúdico, aqui no meu tabuleiro, tal Jedi tupiniquim. Já pensou Brasil, Argentina, Uruguai, México, Canadá, Austrália, África do Sul, Índia, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, os ibero-latinos, França incluída, comandando a prioridade cultural, geopolítica, socioeconômica?
Mas para isso precisaríamos existir politicamente, levados em consideração pelo mundo. O comportamento do Brasil nos últimos seis anos tem sido, no mínimo, "détraqué" (isto é, fora de sintonia).
Pra garantir os termos de paz, temos Cuba, Panamá, Holanda, Bélgica, República Tcheca, Suíça, Nepal, santuários eco-sustentáveis. Aí estarão baseados os tribunais superiores do novo mundo.
A Polônia de sempre, uma ponte pra quem chegar primeiro.
A África profunda, o mistério mais insondável.
Ficção ou realidade, esse é um mapa factível do meu joguinho de War, paninho e álcool hidrolisado na mão, ganhando o mundo, agora.
Não vejo outro caminho, senão uma nova aliança cultural, de inteligência, tecnologia aplicada, nutrição, humanismo, uma onda diferente, com união de força política, capacidade de produção em todos os estratos da sociedade mundial.
E alguma força de dissuasão.
"Li na contracapa do cardápio de um restaurante patagônico sobre o lendário cacique tehuelche Casimiro Biguá. Passou à história como um grande estrategista que, ao longo de décadas, manejou a rivalidade entre argentinos e chilenos a favor do seu povo. Aliou-se ora a uns, ora a outros, extraindo concessões de ambos os lados. Eis aí.", feat. meu professor das coisas da razão, jornalista Paulo Alves.
* Edson Barbosa é jornalista e analista virtual.
> Os erros dos EUA que o Brasil está repetindo no combate à covid-19
Os artigos de opinião publicados pelo Congresso em Foco expressam o pensamento dos seus autores, não necessariamente deste site. Se quiser colaborar com esta seção, envie sua contribuição para [email protected], colocando no assunto do email a palavra "Fórum".

Tags
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas