Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Em podcast com recorde de audiência, Lula se declara contrário ao ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Em podcast com recorde de audiência, Lula se declara contrário ao aborto

No Flow Podcast, Lula reforçou que a decisão sobre legalizar o aborto não cabe ao executivo, mas manifestou posição contrária.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Lucas Neiva

18/10/2022 | Atualizado 19/10/2022 às 10:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No Flow Podcast, Lula reforçou que a decisão sobre legalizar o aborto não cabe ao executivo, mas manifestou posição contrária. Foto: reprodução/Youtube

No Flow Podcast, Lula reforçou que a decisão sobre legalizar o aborto não cabe ao executivo, mas manifestou posição contrária. Foto: reprodução/Youtube
Nesta terça-feira (18), o ex-presidente Lula (PT) concedeu entrevista ao Flow Podcast, programa do qual também participaram Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição, e no primeiro turno Simone Tebet, do MDB, e Ciro Gomes, do PDT. A participação de Lula, porém, bateu um recorde no YouTube: mais de um milhão de espectadores assistiram ao programa. Lula tocou em um ponto que vem sendo explorado por seus adversários na campanha. Ao contrário da acusação que seguidamente lhe é feita, o candidato do PT afirmou na entrevista que não pretende tentar legalizar o aborto no Brasil, e que pessoalmente é contra a prática. Lula já havia se manifestado antes sobre seu entendimento de que a legalização ou proibição do aborto deve se dar mediante discussão do Legislativo, e não do Executivo, posição reforçada na entrevista. Desta vez, porém, reforçou sua opinião pessoal ao se queixar sobre a circulação de campanhas de fake news atribuindo-lhe pautas que não defende. Pessoalmente, Lula afirmou que é "contra o aborto, porque o aborto não é bom nem pro pai, nem pra mãe e nem pra ninguém". O ex-presidente também foi questionado sobre a legalização das drogas. Desta vez, não expressou seu posicionamento, mas reforçou seu entendimento de que a discussão não cabe ao executivo. Procurou desfazer também a ideia de que, caso eleito, iria tornar unissex os banheiros das escolas. "Eu sou avô, pai de família", afirmou.

Regulação da mídia

O candidato do PT comentou também sobre a pauta da regulação da mídia, antiga bandeira defendida pelo PT. Lula afirmou que não pretende minar veículos de oposição, mas sim criar uma nova regulação elaborada em conjunto com a sociedade, espelhando-se em países do hemisfério norte nesse processo no sentido de atualizar uma legislação que é dos anos 1960 e nunca mudou. "Eu não quero uma regulação de mídia de Cuba", afirmou citando o país comunista. "Mas da Inglaterra ou dos Estados Unidos. Uma mídia que só fala o que o governo quer é muito chata". Lula foi o último presidenciável a comparecer no Flow, onde os convidados são chamados para longas entrevistas em tom informal. Sua entrevista foi também a de maior audiência: com menos de uma hora de programa, exibido no YouTube, o encontro atingiu mais de um milhão de espectadores. Até então, a maior marca era de Jair Bolsonaro, que participou em agosto e alcançou 550 mil usuários.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula aborto eleições 2022

Temas

Direitos Humanos Saúde Mídia País Democracia Notícia Eleições

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Confira como votou cada deputado na urgência do PL que criminaliza pesquisas

Meio Ambiente

CCJ aprova PEC da segurança climática

Eleições 2022

Rede protocola ação contra Bolsonaro por ato eleitoral com sertanejos no Alvorada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Descontos indevidos

"Vocês estão matando o mensageiro", diz depoente em CPMI do INSS

2

Judiciário

Fux pede para revisar voto em julgamento que condenou Bolsonaro

3

DINHEIRO PÚBLICO

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

4

ELEIÇÕES 2026

Ciro no PSDB e Cid no PSB: irmãos Gomes consolidam ruptura política

5

ECONOMIA

Direitos sem CLT: Regular apps será "golaço" do governo e do Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES