Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quarta-feira, 21 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Após reunião com parlamentares, André Mendonça diz que não admite ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 23127, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":23127}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Após reunião com parlamentares, André Mendonça diz que não admite perseguição

Congresso em Foco

7/8/2020 20:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

André Mendonça

[fotografo] Isac Nóbrega/PR [/fotografo]

André Mendonça [fotografo] Isac Nóbrega/PR [/fotografo]
Após participar de reunião fechada da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência destinada a ouvir  explicações sobre a confecção de um dossiê contra servidores federais antifascistas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, se manifestou pelo Twitter. Ele disse reafirmar seu compromisso "de seguir atuando de acordo com princípios éticos e republicanos".

Acabo de prestar todos os esclarecimentos necessários à Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional. Reafirmo meu compromisso com o povo brasileiro de seguir atuando de acordo com princípios éticos e republicanos.

- André Mendonça (@AmendoncaMJSP) August 7, 2020
O ministro agradeceu ao senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão, e aos demais parlamentares pela oportunidade "de esclarecimentos na comissão que é responsável pelo controle externo da atividade de inteligência".

Em nome do Senador @nelsinhotrad, presidente da Comissão, agradeço aos demais parlamentares pela oportunidade de esclarecimentos na comissão que é responsável pelo controle externo da atividade de inteligência. Leia a nota: https://t.co/mYlX8FS5Qo

- André Mendonça (@AmendoncaMJSP) August 7, 2020
O ministro emitiu também uma nota, onde afirma que os esclarecimentos prestados "não deixam dúvidas" de que seu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública "tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja". Ao sair da reunião, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)  se mostrou insatisfeito com as explicações de Mendonça e disse que vai propor a instauração de uma investigação. Confira na íntegra a nota de André Mendonça: Em reunião com a Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional, nesta sexta-feira (7), tive a oportunidade de esclarecer aos parlamentares questões fundamentais relacionadas à atividade de inteligência no âmbito da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cabe à referida comissão o controle externo da atividade de inteligência. Destaquei que o trabalho, iniciado inclusive antes da minha gestão, se baseia em princípios de legalidade, impessoalidade, segregação da informação e sigilo, conforme determina a Lei nº 9.883/1999. A atividade de inteligência não é atividade de investigação.   Os esclarecimentos prestados não deixam dúvidas de que meu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja. Minha orientação à Secretaria de Operações Integradas sempre foi clara: esforço máximo em auxílio aos Estados e Distrito Federal em ações integradas para o combate irrestrito ao crime organizado, à corrupção, ao tráfico de pessoas e, principalmente, aos crimes cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes. É com a atuação técnica e republicana que continuarei conduzindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, honrosa missão a mim confiada pelo Presidente Jair Bolsonaro.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Segurança Pública Governo

LEIA MAIS

Fraudes no INSS

"CPMI pode comprometer o sucesso da investigação", diz Gleisi Hoffmann

Gripe aviária

Governo suspende exportação de frango do RS após caso de gripe aviária

Combate à Pirataria

Anatel e Ancine firmam acordo para combater pirataria digital

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

FEBRE DAS BONECAS

Do afeto à fraude: Câmara quer regras para uso de bebês reborn

2

INSS

AGU deve investigar mais quatro entidades por fraudes no INSS

3

JUSTIÇA

STF decide se Congresso vai ter que tipificar retenção de salário

4

Judiciário

Justiça condena vereador em R$ 100 mil por fala contra baianos

5

PAIS & FILHOS

STF pode mudar regras de licença-maternidade e paternidade em SC

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES