Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/12/2018 19:59
Presença feminina: Simone Tebet e Rose de Freitas dialogam em plenário durante votação do projeto de lei - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado[/caption]
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi o relator da matéria para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ao dar o seu parecer favorável, ele disse que o texto tem o mérito de evitar a "discriminação" das mulheres em idade reprodutiva, protegendo a sua empregabilidade ao dar-lhes a opção de continuar trabalhando em casos de menor risco à saúde.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, parabenizou o Plenário pela aprovação e também destacou a aprovação conflituosa da reforma trabalhista, que passou pelo Senado sem modificações sob a justificativa de que os pontos polêmicos seriam corrigidos depois - o que não aconteceu. Eunício ressaltou que o resultado permite ao Congresso "resgatar o que foi prometido pelo governo e que não foi cumprido".
Votos contrários
A proposta teve votos contrários da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e do senador Paulo Rocha (PT-PA). Para Rose de Freitas, o texto representa uma "solução esdrúxula" para o problema criado pela reforma trabalhista, pois deixa nas mãos das trabalhadoras o ônus de decidir sobre a própria saúde.
- Transferimos [para as mulheres] a responsabilidade de um cuidado explícito que as leis deveriam ter - criticou a parlamentar.
O senador Humberto Costa (PT-PE) votou a favor e disse que o projeto é uma "melhoria considerável" em relação à reforma. No entanto, ele observou que nem sempre a trabalhadora que optar por permanecer trabalhando estará agindo por vontade própria.
- Quando falamos em decisão da própria trabalhadora, deixamos de levar em consideração pressões escamoteadas que habitualmente acontecem - afirmou Humberto Costa.
> Sem cessão onerosa, última semana de votações do Congresso em 2018 tem foco no orçamento
Tags
Temas
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
AGENDA DA CÂMARA
Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30