Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O Legislativo precisa ser guardião da Constituição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O Legislativo precisa ser guardião da Constituição

Congresso em Foco

18/8/2017 | Atualizado 4/10/2018 às 0:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Tenho profundo respeito pela Constituição do nosso país. Como membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), sempre procurei pautar minhas ações em consonância com o texto constitucional, de forma a seguir aquilo que ele determina. É uma postura obrigatória a todos os agentes públicos mas, infelizmente, não é seguida em muitos casos, gerando enormes prejuízos aos contribuintes e ao bom funcionamento dos poderes Legislativo e Executivo tanto nacional quanto estaduais e municipais. Aqui no DF temos numerosos exemplos de leis e demais atos normativos que foram declarados inconstitucionais após aprovação em plenário e até mesmo sanção do governador. Ou seja: todo o trabalho despendido, desde a concepção até a formatação, passando pela apreciação em comissões e, finalmente, a aprovação pelos parlamentares, foi perdido e não gerou benefício algum para a população. Há um custo para isso, e ele é alto. Por ser dinheiro público, oriundo de impostos dos contribuintes, deve ser respeitado. Aqui no DF, demos um passo importantíssimo nesse sentido. Recentemente, a CLDF aprovou o Projeto de Resolução (PR) 12/2011, de minha autoria, que propõe a adoção de súmulas para barrar a tramitação de projetos notadamente inconstitucionais. Essa é uma luta que venho travando há uma década. Após tramitar por duas legislaturas, a proposta, apresentada em nome da Comissão de Constituição e Justiça quando tive a honra de presidi-la, foi aprovada pela Mesa Diretora e pelo Plenário. Agora, seremos a primeira casa legislativa do Brasil a utilizar-se de súmulas para impedir a tramitação de proposições inconstitucionais.  

Ulysses Guimarães ergue em 1988, no plenário da Câmara, a então recém-nascida Carta Magna: "Dr. Constituinte"

  Apenas como exemplo da dimensão do problema, essas leis depois declaradas inconstitucionais geram profundas distorções e prejuízos, impactando, por exemplo, na ordem fundiária e urbanística, como a tentativa de autorizar a doação de terrenos irregulares de até 250 metros, recentemente declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça (TJDFT). Outras chegam mesmo a constranger a casa legislativa, como a que obrigaria motociclistas a usarem coletes infláveis, igualmente declarada inconstitucional. Grande parte do problema reside no chamado vício de origem. Isso ocorre quando o legislador extrapola suas competências atuando em matérias exclusivas do Executivo ou da União. E é aí que entram as súmulas. Em síntese, esse instrumento consiste em um documento que registra a interpretação pacífica ou majoritária adotada a respeito de um tema específico, a partir da apreciação de diversos casos análogos, com a dupla finalidade de tornar público o entendimento para a sociedade e para os deputados bem como de promover a uniformidade entre as decisões. Agora, esperamos reduzir sobremaneira os projetos inconstitucionais, que geram falsa expectativa na população, garantindo economia de tempo e recursos humanos, materiais e financeiros. Dessa forma, contribuímos para que a CLDF direcione cada vez mais suas energias para aquilo que de fato a sociedade espera de nós, parlamentares, que é o trabalho sério e efetivo em prol do desenvolvimento sustentável da nossa região, aprovando matérias relevantes e dentro dos princípios legais.
  <<A sociedade exige respostas - transparência e eficiência contra a crise
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Brasília MPDFT Ministério Público Legislação gestão pública Distrito Federal constituição Chico Leite Constituição de 1988 CLDF Legislativo em crise

Temas

Reportagem Governo Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES