Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. DataSenado: código do consumidor é ineficaz para 57%

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DataSenado: código do consumidor é ineficaz para 57%

Congresso em Foco

9/9/2010 20:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O Senado divulgou nesta quinta-feira (9) um levantamento com uma espécie de radiografia sobre o olhar do consumidor brasileiro em relação ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC). Segundo o trabalho, 57% dos entrevistados disseram não acreditar na eficiência da legislação sancionada em 11 de setembro de 1990 (Lei 8.078).

O estudo celebra os 20 anos de vigência do CPDC. Em dez perguntas, o estudo realizado pelo DataSenado - departamento da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública da Casa - quis saber a opinião e o comportamento do consumidor brasileiro. Entre outras questões, pergunta-se ao entrevistado se ele já ouviu falar no Código: 84% responderam afirmativamente, enquanto 14% disseram desconhecer a legislação. 

O levantamento também quis saber dos entrevistados, por exemplo, se eles pensam em seus direitos de consumidor na hora da compra. Três alternativas foram apresentadas: sempre, com 63% das respostas; às vezes, com 27%; e nunca, com 9%. Os que não souberam ou não quiseram responder somaram 2%.

Confira a íntegra da pesquisa DataSenado sobre o CPDC  

Embora o levantamento tenha demonstrado a descrença majoritária dos cidadãos em relação ao CPDC, o DataSenado considera válidos alguns registros. "O consumidor brasileiro está mais consciente de seus direitos e reconhece avanços obtidos com o Código (...) 98% sabem da existência do Procon [Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor]. (...) Também é possível constatar um otimismo do consumidor brasileiro na solução de problemas com mercadorias e serviços: 35% acham que o consumidor sai ganhando quando reclama, quase o dobro daqueles que acreditam que o consumidor sai perdendo, 18%", diz trecho de informativo veiculado hoje pelo DataSenado.

O levantamento foi feito por meio de ligações para telefone fixo de 1.176 pessoas com mais de 16 anos, em 119 municípios distribuídos por todas as regiões do país, incluindo as capitais de cada estado. O período de entrevistas se estendeu de 25 a 30 de julho deste ano.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Gilmar Mendes quer informações sobre caso de Abadia

Perda de biodiversidade custa US$ 4,5 trilhões por ano

Vereador leva sapatada na testa em Dourados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES