Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Infraestrutura aprova emenda que torna lei metas de redução de CO2

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Infraestrutura aprova emenda que torna lei metas de redução de CO2

Congresso em Foco

19/11/2009 11:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto de lei que cria a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Os senadores deram parecer favorável também a uma emenda da relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que prevê a criação de um decreto para detalhar as ações de cumprimento das metas em âmbito nacional.

Na prática, essa emenda institui um compromisso de Estado, e não apenas de governo, para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Na última sexta-feira (13), o governo anunciou metas voluntárias de 36,1% a 38,9% de redução de emissões de CO2 até 2020. O Congresso pretende institucionalizar esse compromisso para que o país se comprometa no âmbito nacional a cumprir essas metas.

"A meta é voluntária enquanto compromisso internacional. Aqui no Brasil não vai ser voluntária. Vai ser um compromisso de país. Se o Congresso brasileiro aprovar, será algo de peso. A grande desculpa de Barack Obama é que o Congresso americano não aprovou nada", disse Ideli ao site.

No próximo dia 7 de dezembro, mais de 100 países participarão da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 15). O encontro tem como objetivo estabelecer os compromissos de cada país para reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento da temperatura do planeta.

"As nossas metas são um compromisso voluntário. Os países em desenvolvimento não têm que apresentar metas. Países desenvolvidos é que são obrigados a assumir metas. Tem que se mostrar essa diferença, que não é só semântica, é uma diferença de conteúdo e política", explicou Ideli.

O projeto que cria a Política Nacional de Mudança do Clima no Brasil precisa passar ainda pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente. Com a aprovação dessa emenda da relatora, a proposta terá que retornar para a Câmara. Os parlamentares esperam que a proposição seja aprovada até o início da conferência da ONU em dezembro.

Nesta manhã, a Comissão de Infraestrutura aprovou também o projeto que institui o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. O projeto destina recursos da participação especial na exploração de petróleo à preservação do meio ambiente.

O fundo terá como finalidade "assegurar recursos para apoio a projetos e estudos e para financiamento de empreendimentos que visem à mitigação de impactos das mudanças do clima". Esse projeto também terá que passar pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente.

Marina Silva propõe incluir metas de redução de CO2 em lei

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

PESQUISA

Brasileiros veem menos risco na crise climática, diz Datafolha

MEIO AMBIENTE

Câmara aprova uso de pilotos estrangeiros em emergências climáticas

Sustentabilidade

Senado: CMA aprova incentivo a tecnologias verdes nos planos diretores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUCESSÃO DE FRANCISCO

Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa

2

SENADO

Comissão aprova projeto que facilita recusa de contribuição sindical

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara

4

PLENÁRIO DA CÂMARA

Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem

5

SUCESSOR DE FRANCISCO

Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo papa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES