Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renovação para além das campanhas: o gabinete compartilhado
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 39230, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":39230}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Renovação para além das campanhas: o gabinete compartilhado

Congresso em Foco

26/12/2018 | Atualizado às 15:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

"A verdadeira renovação que interessa ao país não é a de pessoas, mas sim a de práticas. É na nova legislatura que veremos quão profunda foi de fato essa mudança"[fotografo]Divulgação[/fotografo]
Alessandro Vieira, Filipe Rigoni e Tabata Amaral * Uma renovação histórica. A maior das últimas duas décadas. Esse foi o saldo das eleições de 2018. Na Câmara de deputados foram 52% do parlamentares eleitos que não faziam parte dos atuais corredores da câmara baixa. Já no Senado foram 85,19%.

> Câmara tem 243 deputados novos e 251 reeleitos; renovação foi de 47,3%

> MDB mantém maior bancada no Senado, que fica mais fragmentado e menos feminino

No entanto, a verdadeira renovação que interessa ao país não é a de pessoas, mas sim a de práticas. É na nova legislatura que veremos quão profunda foi de fato essa mudança.

Essas eleições foram travadas ao redor da ruptura com uma política tradicional caracterizada pelo patrimonialismo e clientelismo. Da construção de um Brasil contemporâneo onde privilégios não têm vez. Transparência, combate à corrupção, respeito ao dinheiro público, proximidade com os eleitores. Em uma palavra: inovação.

O desafio agora é traduzir a inovação das campanhas em inovações nos mandatos. É desse clamor por um novo Congresso que surge um novo modelo de mandato parlamentar: o gabinete compartilhado.

Um espaço de inovação e eficiência no Congresso. Uma estrutura para apoiar a ação conjunta dos três diferentes parlamentares, de três diferentes partidos, unindo câmara e Senado. Um time de alto desempenho definido por um processo seletivo nacional. Talentos da sociedade e do próprio legislativo, do direito à ciência de dados. Gerando não só economia, mas resultados. Isso é o que definiram parlamentares que abrem mão do protagonismo individual em nome de um projeto coletivo. Ao invés de gabinetes separados, eles vão fazer o primeiro "co-working" do Congresso Nacional.

> Mapa feminino do Congresso tem regiões Norte e Sul sem senadora e três estados sem deputada

O gabinete compartilhado também cumpre uma missão para fora dos muros do Congresso.  Um dos grandes motores da renovação política de 2018 foram os movimento de renovação, dentre os quais o Acredito. Eles buscam aproximar a sociedade da política. Derrubar barreiras de entrada para novos talentos. Para isso, o gabinete se manterá próximo das demandas da população, usando as mais recentes tecnologias. Mais ainda, será espaço de formação das novas  lideranças políticas que o Brasil tanto necessita. Por trás do gabinete, três parlamentares que materializam o conceito de nova política. Um delegado cuja carreira foi pautada no combate à corrupção e foi eleito após uma das campanhas mais baratas no Brasil feita pelas redes sociais. Uma jovem que, da periferia de São Paulo à Universidade de Harvard, defendeu a educação como o pilar de um novo Brasil. O primeiro cego do congresso que busca construir um Brasil pautado pela ciência e a  inovação, levando para a economia nossa capacidade de continuar nos reinventando. A renovação política passa por pessoas, mas é com exemplo que mostraremos que um novo Brasil é possível. * Alessandro Vieira é senador eleito por Sergipe; Filipe Rigoni é deputado federal eleito pelo Espírito Santo; Tabata Amaral é deputada federal eleita por São Paulo. Os três novos parlamentares são líderes do Movimento Acredito. Texto escrito especialmente para o Congresso em Foco.  

> O que você precisa saber para entender o novo Congresso brasileiro

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Congresso eleições Câmara crise política eleições 2018 Movimento Acredito renovação na política Tabata Amaral mandato compartilhado Alessandro Vieira Filipe Rigoni

Temas

País Congresso

LEIA MAIS

Vídeo

Polícia imobiliza homem-bomba que ameaçava explodir ministério

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

DIREITOS HUMANOS

CCJ aprova política de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES