Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Negacionismo se implantou entre nós à enésima potência", diz Flávio ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Negacionismo se implantou entre nós à enésima potência", diz Flávio Dino

Congresso em Foco

1/8/2020 | Atualizado às 17:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) debatem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Sistema Único de Saúde (SUS) em evento do Instituto de Direito Público (IDP) em parceria com o site Consultor Jurídico. O governador enalteceu a federação brasileira e criticou a atuação do governo federal na pandemia. "O negacionismo se implantou entre nós à enésima potência, de modo quase que inacreditável", disse ele. Dino disse que há "esdrúxulos cultos" a supostos remédios que seriam redentores. Ele não citou nominalmente nenhum medicamento, mas o presidente Jair Bolsonaro é um dos atores que sai em defesa de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19, como a cloroquina. Segundo o governador, enquanto essa ação ocorre, medidas autenticamente eficientes têm sido garantidas pelo Judiciário, pelo Congresso e pelas esferas subnacionais. > Psol pede quebra dos sigilos de homem que ameaçou Felipe Neto Dino disse também que o Fundeb está para a educação como o SUS está para a saúde e destacou a importância do financiamento solidário. O governador criticou a falta de um debate organizado sobre o retorno às aulas e defendeu que o governo federal desempenhe um papel coordenado, promovendo a descentralização de recursos. "O MEC [Ministério da Educação] está silente há 19 meses. Recorde na vida republicana", criticou. Freixo, por sua vez, defendeu que municípios tenham mais autonomia para estabelecer políticas educacionais e pedagógicas mais próximas de sua realidade."Não acho que hoje a gente vive num governo conservador. Quem dera. É um governo reacionário, que quer destruir direitos, traz a ideia da desconstrução", disse ele. Para ele, o governo Bolsonaro não só não promove garantias, como retrocede em direitos elementares.
Responsabilidade fiscal
Gilmar Mendes reforçou a importância do federalismo cooperativo e a necessidade de dar passos rumo à descentralização de recursos. Na visão do ministro, a pandemia tornou mais evidente realidades já conhecidas, as colocando como fraturas expostas. Ele afirmou que as 92 mil mortes de brasileiros pela covid-19 são um constrangimento para a nação. "Ao lado de uma lei de responsabilidade fiscal, o Brasil deve também debater uma lei de responsabilidade social." O deputado Freixo defendeu que o Estado garanta o mínimo para promover a redução das desigualdades. "Falar em redefinir ou rediscutir o teto de gastos não significa defender um Estado irresponsável, não significa defender a inoperância do Estado", disse. "Responsabilidade fiscal não é um dogma que possa ser assegurado por sobre os escombros da nação", disse o governador do Maranhão. Flávio Dino defendeu que a lei de responsabilidade social, nos termos propostos pelo ministro Gilmar Mendes, é um bom caminho. "Não queremos sacrificar a responsabilidade fiscal. Na verdade é protegê-la."
Segurança pública
Freixo e Dino levantaram o tema da segurança ao defender melhorias no Sistema Único de Segurança Pública (Susp). As três autoridades criticaram as propostas do governo Bolsonaro de armar a população. "Com o armamento da população, nós estamos incentivando um quadro de insegurança pública", considerou o ministro Gilmar Mendes.
Assista à íntegra:
> Líder do PSL prega aliança com Centrão e quer presidente liberal na Câmara
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Saúde Gilmar Mendes educação SUS Fundeb Flávio Dino Marcelo Freixo Marcelo Freixo (Psol-RJ)

LEIA MAIS

Emendas parlamentares

Flávio Dino torna pública decisão que autorizou Operação Korban

Senado

Cleitinho propõe permissão para escolas privadas serem militarizadas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES