Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Projeto quer implantar cultura de gestão de riscos no setor público

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Gestão pública

Projeto quer implantar cultura de gestão de riscos no setor público

O objetivo é aumentar a eficiência, a transparência e a governança da gestão.

Congresso em Foco

15/5/2025 15:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O projeto de lei 384/25, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), estabelece a obrigatoriedade do planejamento e da gestão de riscos para a Administração Pública Federal e estadual. O objetivo principal é aprimorar a eficiência, a transparência e a governança nessas instâncias governamentais. Os municípios terão a possibilidade de aderir às diretrizes da proposta por meio de instrumentos de cooperação e legislação específica. Atualmente, o texto encontra-se em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta também inclui modificações em leis vigentes, definindo princípios e diretrizes para a implementação de uma cultura de gestão de riscos.

Segundo o deputado Duda Ramos, "a falta de um planejamento estruturado e de metodologias formais para avaliação de riscos tem implicado um histórico de descontinuidade na execução de políticas públicas, frequentemente frustradas por contingências previsíveis".

Ele complementa afirmando que "ao instituir um sistema de gestão de riscos integrado ao planejamento estratégico e orçamentário, a proposição confere maior racionalidade à tomada de decisão governamental".

Duda Ramos, autor da proposta.

Duda Ramos, autor da proposta.Mário Agra/Câmara dos Deputados

O projeto define como princípios a integração da gestão de riscos aos processos decisórios, a transparência e a prestação de contas, além da capacitação contínua dos servidores para o gerenciamento de riscos.

Para fortalecer a cultura de gestão de riscos, as diretrizes incluem o fortalecimento dos mecanismos de governança para tomada de decisão fundamentada, a articulação entre os órgãos de controle interno e externo e a avaliação periódica da eficácia dos processos de gestão de riscos.

Serão elaborados relatórios semestrais sobre a gestão dos órgãos, com a identificação dos riscos enfrentados, as medidas de mitigação implementadas e seus respectivos impactos, recomendações para aprimoramento e indicadores de desempenho para monitoramento contínuo.

No âmbito das contratações públicas, a proposta prevê a utilização de inteligência artificial e automação para monitoramento, detecção de irregularidades e otimização da eficiência nos controles.

A proposta legislativa será analisada em caráter conclusivo pelas Comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para sua promulgação como lei, é necessária a aprovação tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

setor público administração pública Câmara

LEIA MAIS

Bate-boca

"Não funciono na base da ameaça", diz Hugo Motta a Carlos Jordy

APURE-SE

Hugo Motta reage a rumores e pede apuração de servidores remotos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Moraes mantém aumento do governo sobre o IOF

2

REFORMA DO IR

Comissão especial aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 7,3 mil

3

Câmara dos Deputados

Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta

4

Impeachment

Senadores pedem impeachment da ministra Cármen Lúcia

5

Memes

Internet ironiza investigação dos EUA contra o Brasil com memes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES