Notícias

Presidente da Venezuela critica EUA: "Basta de ordens de Washington"

Delcy Rodríguez afirmou que problemas do país devem ser resolvidos internamente.

26/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que não receberá novas ordens do governo dos Estados Unidos. A declaração ocorreu durante evento com representantes do setor petrolífero no domingo (25).

Segundo a representante, as consequências do "fascismo e extremismo" estadunidense já custou caro à Venezuela. Rodríguez destacou que os problemas do país devem ser resolvidos internamente.

"Já basta de ordens de Washington sobre políticos na Venezuela. Que seja a política venezuelana que resolva nossas divergências e nossos conflitos internos. Já basta de potências estrangeiras."

Rodriguez tomou posse como presidente interina em 5 de janeiro.Alan Marques/Folhapress

Invasão

No dia 3 de janeiro, explosões foram registradas em diferentes áreas de Caracas, capital da Venezuela. Durante a operação militar dos Estados Unidos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram detidos por forças norte-americanas e levados para Nova York.

Depois da intervenção militar, Rodríguez, vice de Maduro, assumiu a presidência interina do país em 5 de janeiro.

Washington acusa Maduro de conspiração para o narcoterrorismo, sem apresentar provas públicas. O governo Donald Trump oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão do presidente venezuelano.

Desde o episódio, Trump fez afirmações de que Washington está sob controle temporário da administração da Venezuela. No dia 12, chegou a publicar uma montagem onde se autointitula presidente interino do país.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos