Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. 1ª Turma do STF mantém bloqueio do X por unanimidade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Judiciário

1ª Turma do STF mantém bloqueio do X por unanimidade

Com votos de Flávio Dino e Cristiano Zanin, 1ª Turma do STF consolida maioria pela suspensão da plataforma X no Brasil.

Congresso em Foco

2/9/2024 | Atualizado às 13:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Representantes dos três poderes anunciaram que o projeto para regrar a execução de emendas parlamentares está na etapa final de elaboração.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Representantes dos três poderes anunciaram que o projeto para regrar a execução de emendas parlamentares está na etapa final de elaboração. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Na manhã desta segunda-feira (2), os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestaram votos favoráveis à decisão de Alexandre de Moraes sobre a suspensão da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil. Com isso, a 1ª Turma do STF  manteve a decisão de forma unânime, tornando permanente o bloqueio até que a empresa apresente um representante no país e amparou a aplicação de multa de R$ 50 mil para aqueles que utilizarem VPN para acessar a rede social. Dino optou por um voto vogal, quando o magistrado apresenta sua própria fundamentação, distinta da apresentada pelo relator. Dino fundamenta o bloqueio com base no princípio da soberania e ressalta que a soberania nacional foi alvo de reiterados ataques pelo proprietário da empresa, o empresário sul-africano Elon Musk. Ele relembrou que a Constituição brasileira estabelece a soberania tanto como fundamento da república quanto como princípio para a ordem econômica, motivo pelo qual "não é possível a uma empresa atuar no território de um país e pretender impor a sua visão sobre quais regras devem ser válidas ou aplicadas". Da mesma forma, é dever do Estado "garantir que a legislação seja cumprida também no domínio dos atores não estatais". O ministro ainda teceu críticas à postura adotada por Elon Musk de enfrentamento constante à atuação do Judiciário brasileiro e reiterados episódios de desobediência à lei local em defesa de figuras por quem possui simpatia política. "O poder econômico e o tamanho da conta bancária não fazem nascer uma esdrúxula imunidade de jurisdição", declarou. Ele ainda afirma que sua empresa "despreza a ética" ao proteger agressores públicos e fugir "deliberadamente das responsabilidades legais". Dino ainda traça um paralelo entre a situação do X e um cenário na via material. "imaginemos uma ordem judicial para uma empresa privada, concessionária de uma rodovia, interromper o tráfego em face da fuga de perigosos criminosos. Seria razoável a esta empresa escolher cumprir ou não a ordem judicial, alegando que a interrupção da rodovia violaria a liberdade de locomoção dos citados criminosos?", questiona. O ministro Luiz Fux, apesar de acompanhar Moraes, manifestou ressalva à decisão. Para o magistrado, a suspensão é válida desde que "não atinja pessoas naturais e jurídicas indiscriminadas e que não tenham participado do processo". Confira a íntegra do voto de Flávio Dino:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Flávio Dino Alexandre de Moraes cristiano zanin Elon Musk X

Temas

Judiciário Justiça Mídia Notícia

LEIA MAIS

EX-PRESIDENTE EM APUROS

Após indiciamento, STF dá 48h para Bolsonaro se explicar

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova urgência para votação do "ECA digital"

MUNDO

Justiça italiana nega pedido de Carla Zambelli por prisão domiciliar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

2

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

3

Prêmio Congresso em Foco 2025

Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

4

Prêmio Congresso em Foco 2025

Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular

5

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES