Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ibama acusa Rondônia de abandonar ação ambiental

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ibama acusa Rondônia de abandonar ação ambiental

Congresso em Foco

25/1/2008 20:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Rondônia acusou hoje (25) o governo estadual de negar ajuda aos agentes do órgão incumbidos de realizar uma operação de fiscalização nos municípios de Machadinho D’Oeste e Cujubim. A operação, que deveria ser conjunta entre fiscais do Ibama e policiais civis e militares, deveria ter sido iniciada na última quarta-feira (23).

Os alvos da operação seriam o desmatamento ilegal e apreensão de madeira clandestinamente extraída, além da vistoria de planos de manejo. De acordo com o superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pittaluga, a ordem que deixou os agentes do órgão sem a ajuda do governo partiu do próprio governador do estado, Ivo Cassol.

"Eles [comandantes da Polícia Ambiental e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente] me disseram que haviam recebido um comando expresso do secretário-adjunto da Sedam [Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Cleto Muniz de Brito] que, por ordem do governador, o pessoal do estado deveria sair da operação”, informou Pittaluga.

Ontem (24), durante o anúncio do plano interministerial de combate ao desmatamento, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) acusou o governador Ivo Cassol de “retirar” o apoio ao Ministério da Saúde em relação às ações de preservação ecológica, deixando o governo “à deriva”. Hoje (25), o senador Expedito Júnior (PR-RO) saiu em defesa de Cassol e disse que Marina “nunca gostou” de Rondônia e, principalmente, do governador.

Ranking malquisto

O município de Machadinho D’Oeste figura em 32º entre os 36 relacionados pelo governo como os responsáveis por 50% do total de área devastada na Amazônia. Segundo fiscais do Ibama, são freqüentes os casos de extração clandestina de madeira na região que circunda os municípios, e de forma mais intensa nas seis reservas extrativistas e na Floresta Nacional do Jimari. Há denúncias inclusive de que alguns agentes de manejo acobertariam furtos de madeira em terras indígenas e áreas de preservação.

Diante dos perigos inerentes às atividades extrativistas – que geralmente envolvem grande movimentação de dinheiro –, os fiscais do Ibama, segundo Pittaluga, sentem-se desprotegidos pelos órgãos de segurança competentes. “Sem reforço policial, nosso pessoal corre risco de morte em Rondônia”, disse o superintendente do Ibama.

Durante a tarde de hoje (25), o Congresso em Foco tentou entrar em contato com o governador Ivo Cassol, mas ele não foi localizado. Segundo a Agência Brasil, ele negou informações de que o governo estaria estimulando as irregularidades, e acusou perseguição ao estado.

"Alguns desses ficais [do Ibama] estão soltando autos de infração irregulares e abusivos e dizendo que quem está mandando fazer isso é o estado de Rondônia. Isso não é verdade. Eles que façam o trabalho deles e nós façamos o nosso. Eles querem desestabilizar o estado de Rondônia para acobertar o Pará, o Acre e outros estados", denunciou Cassol. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

Recriação da CPMF promete debates acalorados

Ministra Marina não gosta de Rondônia, diz Expedito

Lula defende debates sobre direitos humanos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

4

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

PEC da Blindagem acumula três mandados de segurança no STF

5

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES