Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ambientalistas fazem manifestação de apoio à COP 15

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ambientalistas fazem manifestação de apoio à COP 15

Congresso em Foco

29/8/2009 15:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Ambientalistas ligados ao grupo Greenpeace realizaram neste sábado (28) manifestação em oito capitais do país em apoio à Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. A conferência, considerada o encontro mais importante da história recente em termos de acordos internacionais envolvendo questões ambientais,  será realizada em dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Segundo a Agência Brasil, os integrantes da ONG alertaram a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar políticas públicas para a defesa da natureza, como o fim do desmatamento e a produção de energias de fontes renováveis. O grupo está colhendo assinaturas para que o presidente Lula participe da COP 15, ao invés de enviar apenas representante.

"Essa é uma reunião histórica, onde vão ser definidas as medidas que cada país deverá adotar para ajudar no combate às mudanças do clima", disse o coordenador do grupo em Brasília, Bernhar Rocha Coimbra, em entrevista à Agência Brasil. Segundo Coimbra, o Brasil tem papel fundamental nesse encontro, pois o país é o quarto maior em emissões de gases do efeito estufa.

Poluidores

O setor agrícola é considerado no Brasil o maior responsável pela emissão de gases do efeito estufa, em decorrência dos desmatamentos realizados no país. Nesta semana, no entanto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou um estudo que revela a queda nos desmatamentos e o aumento gritante na poluição oriunda do setor da indústria, de energia e de transporte.

Segundo estudo baseado em dados oficiais do próprio ministério, do Ministério de Minas e Energia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de anuário de indústrias e outras fontes,  somente nas indústrias a emissão de CO2 - um dos principais gases causadores do efeito estufa - cresceu 77% de 1994 a 2007.

No setor de energia, o estudo mostra que, em 1994, para cada gigawats consumido, emitia-se 42 toneladas de CO2. Hoje esse número saltou para 54 ton, devido a maior participação de termoelétricas nas matriz energética. Já no setor de transportes, a situação é ainda mais preocupante. Só esse setor passou a jogar na atmosfera 50 milhões de toneladas a mais de CO2 de 1994 para 2007.
 
A estimativa é de que, até o final do ano, o setor industrial e de energia juntos sejam responsáveis por cerca de 30% das emissões de CO2 no país. Os últimos dados divulgados, baseados em informações de 1994, revelavam que a participação desses setores na poluição atmosférica era de 18%. No caso do setor agrícola, com os desmatamentos - até então responsável por 75% das emissões - a participação deve reduzir para 55%.

Leia aqui o estudo sobre emissão de CO2 por combustíveis fósseis e processos industriais

Leia também a série de reportagens sobre meio ambiente e o Congresso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Supremo rejeita recurso contra arquivamento de denúncias de Sarney

Manchetes das revistas: Palocci volta ao centro do palco político

Manchetes dos jornais: orçamento social passa a ser deficitário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES