Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula ainda precisa preencher vagas para diretores na Anatel, na Aneel ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 106200, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":106200}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agência Reguladora

Lula ainda precisa preencher vagas para diretores na Anatel, na Aneel e na Antaq

Desde maio de 2024, a Aneel está sem um diretor e com apenas três diretores e o diretor-geral em seu colegiado.

Congresso em Foco

14/1/2025 7:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Divulgação/Aneel

Foto: Divulgação/Aneel
As indicações de Lula para diretoria de oito agências reguladoras em dezembro de 2024 ainda deixaram espaços abertos nas diretorias de três agências reguladoras. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), juntas, possuem quatro cargos de diretores em aberto para 2025, incluindo uma vaga de diretor-presidente.  Na Anatel, há duas vagas abertas, atualmente ocupadas pelos diretores substitutos Daniel Martins D'Albuquerque e Vinicius Oliveira Caram Guimarães. Conforme a assessoria de imprensa da agência, os diretores, ambos servidores de carreira, são respectivamente segundo e terceiro substitutos. Os substitutos podem atuar por um período de no máximo 180 dias, isto é, seis meses.  Após o mandato acabar, caso não haja nomeação de um diretor até o momento, a primeira da lista poderá ser chamada de novo e assim sucessivamente. Primeira substituta, Cristiana Camarate deixou o cargo de diretora substituta em outubro de 2024. A substituição ocorre para não impedir que as agências deixem de tomar decisões por falta de diretores. Desde maio de 2024, a Aneel está sem um diretor e com apenas três diretores e o diretor-geral em seu colegiado. No mesmo mês do fim do mandato de Hélvio Guerra, a agência encaminhou a lista tríplice para substituição. A lista só foi aprovada na quinta-feira (9), com decreto do Executivo. A primeira substituta é a servidora Ludimila Lima da Silva, Superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica, que assume a cadeira na segunda (13).  O segundo e terceiro substitutos são os secretários Daniel Cardoso Danna e Ivo Sechi Nazareno. Com o fim do mandato do diretor Ricardo Tili, em 24 de maio, Daniel poderá assumir a diretoria, como segundo substituto. As indicações de Lula, no entanto, não contemplaram a Aneel para definir os diretores efetivos.  Com a única vaga de diretor-geral disponível, a Antaq deve ter um diretor substituto para o lugar de Eduardo Nery, cujo mandato acaba em fevereiro. Não há ainda, porém, a indicação do Executivo para o novo diretor-geral da agência.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Aneel agências reguladoras anatel antaq Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Temas

Infraestrutura Governo Notícia

LEIA MAIS

DIREITOS HUMANOS

Comissão da Anistia reconhece Dilma como vítima da ditadura

SERVIÇO PÚBLICO

Reajuste para servidores federais: quem ganha e quanto vai custar

SAÚDE

Mais Médicos bate recorde com mais de 45 mil inscritos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES