Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Thaís Moura
15/4/2021 13:54
Renan Calheiros (MDB-AL)
Atual líder da maioria no Senado, foi três vezes presidente da Casa. Está no quarto mandato como senador e comandou o Ministério da Justiça em 1998, no governo FHC. É o nome mais cotado para relatar a CPI, com o apoio da oposição. Pode ocupar a presidência da CPI, caso o MDB abra mão da relatoria. Atualmente, Calheiros faz críticas recorrentes ao governo Bolsonaro. De acordo com o índice de governismo do Radar do Congresso, do Congresso em Foco, o senador votou conforme a orientação do governo em 83% das vezes. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_375336" align="alignnone" width="300"]
Senador Renan Calheiros (MDB-AL). [fotografo]Pedro França/Ag. Senado[/fotografo][/caption]Eduardo Braga (MDB-AM)
Está no terceiro mandato como senador. Também é um dos nomes cotados para relatar a CPI. Já foi prefeito de Manaus, governador do Amazonas e ministro de Minas e Energia, de 2014 a 2015. De 2012 a 2014, também foi líder do governo Dilma no Senado. Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Braga votou conforme a orientação do governo em 90% das vezes. Braga faz críticas à administração e ao combate à pandemia do governo Bolsonaro em diversos pontos. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_429450" align="alignnone" width="300"]
Senador Eduardo Braga (MDB-AM). [fotografo] Reprodução / Assessoria Eduardo Braga [/fotografo][/caption]Ciro Nogueira (PP-PI)
Presidente nacional do PP, também é um dos principais líderes do Centrão, bloco cuja maioria dos parlamentares atualmente apoia o governo Bolsonaro. Está no terceiro mandato como senador. Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Nogueira votou conforme a orientação do governo em 95% das vezes. Hoje, é aliado do presidente Bolsonaro. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_434585" align="alignnone" width="300"]
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) [/fotografo] Agência Senado [/fotografo].[/caption]Otto Alencar (PSD-BA)
Está no segundo mandato como senador. Já foi governador, vice-governador, secretário de Saúde e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Médico, ajudou Gilberto Kassab a fundar o PSD, em 2011. Antes, integrou partidos como PP, DEM, PL e PTB. Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Alencar votou conforme a orientação do governo em 84% das vezes. É crítico à administração e ao combate a pandemia do governo Bolsonaro em diversos pontos. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_420677" align="alignnone" width="300"]
O senador Otto Alencar (PSD-BA). [fotografo] Agência Senado [/fotografo].[/caption]Omar Aziz (PSD-AM)
Vice-líder do PSD no Senado, já foi governador do Amazonas (2010-2014) e vice-prefeito de Manaus. Está no primeiro mandato como senador. Cotado para presidir a CPI da Covid, disse que a CPI "não será para cruficiar ninguém". Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Aziz votou conforme a orientação do governo em 88% das vezes. Aziz faz críticas pontuais à administração e ao combate a pandemia do governo Bolsonaro. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_379327" align="alignnone" width="300"]
Senador Omar Aziz (PSD-AM). [fotografo]Pedro França/Ag. Senado[/fotografo][/caption]Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Está no segundo mandato como senador. Já foi três vezes presidente nacional do PSDB, e três vezes governador do Ceará. Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Jereissati votou conforme a orientação do governo em 93% das vezes. Apesar disso, faz diversas críticas ao governo Bolsonaro. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_393395" align="alignnone" width="300"]
Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). [fotografo] Agência Senado [/fotografo][/caption]Eduardo Girão (PODE-CE)
Foi autor do pedido para que a CPI da Covid investigasse também os repasses da União a estados e municípios. Aliado do presidente Bolsonaro, está no primeiro mandato como senador. Também é apoiador da Operação Lava Jato e faz críticas frequentes a decisões tomadas pelo STF. Foi contra a indicação de Kássio Nunes Marques para a corte. Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Girão votou conforme a orientação do governo em 84% das vezes. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_467760" align="alignnone" width="300"]
Senador Eduardo Girão (Podemos-CE).[fotografo]Edilson Rodrigues/Agência Senado[/fotografo][/caption]Humberto Costa (PT-PE)
Ex-ministro da Saúde do governo Lula, é médico e líder do PT no Senado. Já foi vereador e secretário de saúde de Recife. Está no segundo mandato como senador. É um dos principais opositores ao governo Bolsonaro no Congresso.
Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Costa votou conforme a orientação do governo em 69% das vezes. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_415896" align="alignnone" width="300"]
Senador Humberto Costa (PT-PE). [fotografo] Michel Jesus/Câmara dos Deputados [/fotografo][/caption]Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
Está no segundo mandato como senador. Autor do pedido original para a CPI da Covid, iniciou a sua carreira no PT e já esteve no PSOL. Participou da criação da Rede, partido que lidera atualmente no Senado. Já se candidatou duas vezes à presidência da Casa, e desde 2012, venceu o Prêmio Congresso em Foco em 4 categorias diferentes. É um dos principais opositores ao governo Bolsonaro no Congresso.
Segundo o índice de governismo do Radar do Congresso, Rodrigues votou conforme a orientação do governo em 65% das vezes. Veja a ficha completa do senador.
[caption id="attachment_393411" align="alignnone" width="300"]
Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).
Senador Marcos Rogério (DEM-RO.
Senador Jorginho Mello (PL-SC). [fotografo] Agência Senado [/fotografo][/caption]> Entenda os pontos da CPI da Covid que ameaçam Bolsonaro
> Governo empurra com a barriga para ganhar tempo em CPI, diz Renan

Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos