Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS
Congresso em Foco
6/3/2025 | Atualizado às 8:04
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nessa quarta-feira (5) o inquérito que investigava o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por omissão nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Moraes seguiu recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu que não há elementos que apontem para a participação do governador nos atos.
O parecer assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que a Polícia Federal analisou computadores e celulares de Ibaneis e também coletou depoimentos. Mas não encontrou indícios de sua participação nos atos antidemocráticos nem de omissão diante dos acontecimentos.
De acordo com Gonet, a perícia nos dispositivos eletrônicos identificou documentos e ofícios nos quais o governador repudiava os ataques e solicitava o apoio da Força Nacional para a manutenção da ordem pública e a proteção do patrimônio. Também não foram detectados sinais de mensagens apagadas.
A análise dos celulares de Ibaneis permitiu à PF detalhar sua atuação, interlocução com autoridades e as providências adotadas tanto no dia dos ataques quanto na véspera. Além disso, foram examinadas 36 ligações telefônicas feitas e recebidas pelo governador, sem qualquer evidência de conivência com os atos.
Após a solicitação de arquivamento pela PGR, a defesa de Ibaneis Rocha declarou que a manifestação confirma o que sempre sustentou: a ausência de qualquer envolvimento do governador nos atos investigados. Para os advogados, o pedido de arquivamento representa "a expressão da justiça".
Temas
LEIA MAIS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025
Câmara dos Deputados