Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Inclusão
Congresso em Foco
20/8/2025 19:00
O deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) apresentou projeto de lei (4034/2025) que estabelece normas gerais para promoção do turismo acessível e inclusivo às pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), para empreendimentos e serviços turísticos públicos e privados.
A proposta cria o Passaporte Digital TEA, credencial voluntária, gratuita e integrada ao Gov.br/Meu SUS Digital e à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), e o Mapa Sensorial Nacional, para informar sobre níveis de som/luz, cheiros marcantes, fluxos, tempos médios, reentrada, áreas sensoriais, HBE, regras de filas e contato do responsável.
Estabelecimentos serão avaliados pelo Selo Destino TEA+, sob responsabilidade do Ministério do Turismo (MTur), em ouro, prata e bronze, a fim de informar o turista sobre a acessibilidade do passeio. Também estão previstas diretrizes obrigatórias como atendimento preferencial à pessoa com TEA e um acompanhante, canal de atendimento acessível, capacitação das equipes de 8 horas mínimas e reciclagem anual, a serem realizadas com conteúdo validado pelo MTur e um órgão de direitos da pessoa com deficiência.
Segundo o parlamentar, o projeto "transforma direitos reconhecidos em entregas verificáveis - comunicação acessível, prioridade efetiva, ambientes calibrados sensorialmente e monitoramento com dados abertos - e conecta o Brasil às melhores práticas da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de guias internacionais, fomentando reputação de destino inclusivo, aumento do gasto turístico e qualidade de vida de famílias autistas".
A proposta segue para distribuição e análise das comissões.
Temas
LEIA MAIS
Operadoras de serviço
Deputado propõe volta do prefixo 0303 em ligações de telemarketing
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Quem são os melhores parlamentares do Brasil? Descubra às 18h30
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários