Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso
Congresso em Foco
13/9/2025 15:00
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou projeto de lei que veda a utilização de recursos do Fundo Partidário no custeio de despesas relativas à residência de pessoas submetidas a medida cautelar ou a prisão domiciliar determinada pelo Poder Judiciário.
O projeto de lei 3383/2025 altera a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096), responsável por instituir o Fundo Partidário. De acordo com a justificativa, a proposta busca apresentar medida que fortaleça a integridade dos sistema político, previnir abusos e garantir que o Fundo Partidário cumpra sua finalidade constitucional, "contribuindo para a moralidade da vida pública e para a confiança da sociedade nas instituições democráticas".
O Fundo Partidário é um recurso público destinado ao custeio da vida institucional de partidos políticos e deve ser aplicado exclusivamente em atividades de natureza partidária, tais como a manutenção de sedes, a promoção de programas e formação política e a realização de campanhas eleitorais. O projeto visa impedir o uso desse recurso para custear, direta ou indiretamente, despesas relativas à manutenção, adaptação, compra, locação, edificação ou construção de residências destinadas ao cumprimento de medida cautelar ou prisão domiciliar.
Temas
LEIA MAIS
Leis Trabalhistas
Jonas Donizette propõe justiça gratuita para ações sindicais coletivas
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Com anistia oxigenada, governo destrava R$ 3,2 bi em emendas
Segurança Pública
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro