Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CONGRESSO
Congresso em Foco
7/10/2025 20:39
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que fará a convocação de uma sessão conjunta na próxima semana para debater o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e os vetos do presidente Lula ao novo Código de Licenciamento Ambiental.
O plano de Alcolumbre é convocar a sessão para a manhã de quinta-feira (15). O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), concordou com a realização da sessão, sugerindo também que seja destinada à elaboração de um calendário de deliberação dos projetos alternativos defendidos pelo governo ao Código de Licenciamento Ambiental, que tramitam na forma de um projeto de lei na Câmara e uma medida provisória.
Aprovado no primeiro semestre, o novo Código de Licenciamento Ambiental foi alvo de uma tramitação conflituosa. Parte dos parlamentares defenderam que o projeto poderia agilizar o processo de licenciamento, retirando travas burocráticas. Outra parcela, próxima à ministra Marina Silva, entendeu que o projeto desmontava aparato de fiscalização e proteção ambiental no Brasil.
No fim, o texto foi submetido a 63 vetos. Na sequência, o governo apresentou uma medida provisória regulamentando a implementação do novo licenciamento nos termos da versão parcialmente sancionada, e manifestou apoio a um outro projeto que considera mais compatível com o modelo defendido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Alcolumbre argumentou que a modernização do licenciamento é necessária, principalmente para reforçar o papel do Congresso na regulamentação do setor. "Os órgãos ambientais insistem em resoluções, em portarias, em normativas nos conselhos, que acabam inclusive driblando a legislação brasileira e impondo regras contra a lei em vigor. Então nós precisamos dar a segurança jurídica para o setor produtivo do Brasil, que precisa dessa matéria há décadas".
Temas
LEIA MAIS
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações