Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SENADO
Congresso em Foco
25/11/2025 9:56
A CPI do Crime Organizado realiza nesta terça-feira (25), às 9h, sua quarta reunião desde a instalação em 4 de novembro. Os senadores ouvirão o diretor de inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada da Costa, e o promotor do Ministério Público de São Paulo Lincoln Gakiya, referência nacional nas investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os depoimentos foram solicitados pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que busca informações atualizadas sobre a estrutura, o financiamento e as conexões do crime organizado no país. Vieira destaca que o enfrentamento às facções é um desafio "complexo e transnacional", que corrói instituições e alimenta a violência.
Um dos focos da reunião é o PCC, facção originada no sistema prisional paulista e hoje com atuação nacional e internacional. Gakiya investiga o grupo há mais de duas décadas e deve detalhar sua expansão e formas de atuação.
A CPI é composta por 11 titulares e 7 suplentes e é presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), com Hamilton Mourão (Republicanos-RS) na vice-presidência. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 120 dias.
O objetivo da comissão é mapear a atividade das organizações criminosas e propor medidas legislativas para fortalecer o combate ao crime organizado no Brasil.
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta oficializa ruptura com Lindbergh após meses de incômodo