Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova incentivos fiscais para transporte alternativo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Transporte Alternativo

Comissão aprova incentivos fiscais para transporte alternativo

Proposta cria incentivos fiscais para cooperativas de vans.

Congresso em Foco

25/11/2025 17:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 6.168/2023, que estabelece um regime de incentivos fiscais direcionado às cooperativas de vans e aos profissionais autônomos que atuam no setor de transporte coletivo alternativo.

O Regime Especial de Incentivos para o Transporte Público Coletivo Alternativo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitaup) tem como objetivo a redução da carga tributária incidente sobre a prestação desses serviços, bem como sobre a aquisição de insumos essenciais, como combustíveis e peças de reposição.

Thiago Flores afirmou que o programa é proposto sob modelo de adesão.

Thiago Flores afirmou que o programa é proposto sob modelo de adesão.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

De acordo com a proposta, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o Reitaup terá vigência de cinco anos, cabendo à União a definição anual do teto para a desoneração fiscal. O projeto estabelece critérios de exclusão, impedindo a adesão de transportadores que possuam débitos com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os fiscos federal, estaduais ou municipais, ou que não cumpram as normas do programa.

Isenção

O texto prevê a redução a zero das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre o faturamento do transporte alternativo, bem como da alíquota da Cide-combustíveis incidente sobre o óleo diesel utilizado na atividade. A proposta também propõe a isenção das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre óleo diesel e outros combustíveis, além de veículos, chassis, carrocerias e pneus.

O relator, deputado Thiago Flores (Republicanos-RO), suprimiu do texto original o artigo que tornava obrigatória a participação de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Segundo o parlamentar, a medida visa preservar a autonomia municipal.

"Todo o programa, por sinal, é proposto sob o modelo de adesão, o que preserva a competência municipal para organizar e prestar o serviço de sua titularidade."

O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para análise das comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se converta em lei, a proposta deverá ser aprovada também pelo Senado Federal.

Confira a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Thiago Flores Câmara Laura Carneiro transporte fgts

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Justiça

"Bolsonaro sempre escarneceu dos direitos humanos", diz Humberto Costa

CONGRESSO

Bolsonaro fez apelo a Motta e Alcolumbre por anistia, diz Flávio

Projeto de lei

Aumento de preços antes da black friday pode virar crime

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES